O que é um gato-mourisco, apreendido pela PF após ser anunciado em site
Ação da Polícia Federal aconteceu em Laranjeiras, na Zona Sul. Quatro suspeitos foram presos em flagrante
A Polícia Federal apreendeu, neste domingo (23), um gato-mourisco que estava à venda, pela internet, por 4500 reais.
A apreensão do animal silvestre, considerado em alto risco de extinção, aconteceu em Laranjeiras, na Zona Sul. Quatro suspeitos foram presos em flagrante.
Eles vão responder por associação criminosa, receptação qualificada, porte ilegal de animais silvestres e maus tratos. Pela posse de animal ameaçado de extinção, a pena ainda pode aumentar. Outros animais silvestres foram encontrados no local.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Gato-mourisco
Também conhecido como jaguarundi, esse animal é um mamífero carnívoro da família dos felídeos. É nativo do sul da América do Norte, de boa parte da América Central e da América do Sul, mais especificamente no Brasil, no Peru, na Venezuela e na Argentina.
Ele tem porte médio e é esguio, com coloração uniforme, geralmente unindo cinza e vermelho. Seu corpo é alongado e suas pernas são relativamente curtas. A cabeça é pequena e estreita, o focinho é curto e cauda é longa.
O gato-mourisco é cerca de duas vezes maior que um felino doméstico, e pesa, geralmente entre 3,5 e 7 quilos.
+ Paulo Wanderley, do COB: “O objetivo em Paris é superar Tóquio”
Seu comportamento é tipicamente solitário, embora os indivíduos em cativeiro sejam mais gregários. Ao contrário de outros felinos, ele é mais ativo durante o dia, caçando até o início da noite.
É um alpinista eficiente, mas normalmente prefere a caça no solo, alimentando-se de vários tipos de presas, especialmente aves, répteis, roedores e pequenos mamíferos.
+ So_Lo chega ao Leblon para encantar paladares saudáveis
Após um período de gestação de 70 a 75 dias, nasce uma ninhada contento de um a quatro filhotes. Sua vida útil de até 15 anos foi registrada em cativeiro.
O jaguarundi habita uma ampla variedade de habitats fechados e abertos, desde florestas tropicais e decíduas até desertos e arbustos espinhosos. Segundo um especialista ouvido pelo Portal G1, é provável que o gato apreendido neste domingo (23), tenha vindo do Cerrado.