Desta vez na Glória, mais uma estátua icônica da cidade é depredada
Monumento em homenagem à São Francisco de Assis e à Santa Clara teve quarto e último baixo-relevo em cobre que restava no pedestal roubado na quarta (27)
A estátua de Carlos Drummond de andrade, na Praia de Copacabana, é vítima frequente, mas está longe de ser a única a ser depredada. Na noite da última quarta (27), em um vídeo postado na página Informe Gloriano, uma moradora registra um monumento em homenagem à São Francisco de Assis e à Santa Clara, na Glória, que acabara de ter sido atacado por ladrões. A obra, que homenageia os dois santos padroeiros dos animais, fica na Praça Luiz de Camões, onde também se encontra o Memorial Getúlio Vargas.
+ Exclusivo: veja como ficará o novo parque público da Gávea
O monumento, que é a representação dos santos em tamanho natural e em bronze, foi erguido por Amaro da Silveira, que doou a peça ao Rio de Janeiro, por ocasião do 7º centenário da morte de São Francisco de Assis. Ele aparece recitando, de joelhos, o “Cântico do Sol”. Ao seu lado está Santa Clara, orando. O conjunto era complementado por quatro baixos-relevos, também em bronze, que retratavam os principais episódios da vida do santo. A escultura já havia tido três dessas quatro placas afixadas no pedestal de granito furtadas. A última delas havia sido saqueada alguns minutos antes do registro em vídeo, segundo o Diário do Rio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
De acordo com a edição do Jornal do Brasil do dia 10 de abril de 1963, as quatro placas do pedestal já não eram originais, pois haviam sido roubadas.