O que é o golpe do “roubo da voz”, alertado por secretário de segurança
Com muitos relatos de fraudes, população deve estar atenta e adotar medidas como solicitar uma videochamada para confirmar a identidade do interlocutor
O carioca não tem um dia de sossego quando o assunto é fraude. A Secretaria de Segurança Pública emitiu um alerta sobre o “golpe do roubo da voz”: bandidos ligam como se fossem representantes da própria SSP ou de delegacias, alegando tratar uma ocorrência.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Com tom convincente e oficial, induzem as vítimas a responder perguntas simples. O telefonema é gravado e a voz da pessoa é manipulada para ser usada posteriormente em outras tentativas criminosas.
“Os golpistas pretendem obter o padrão de voz das vítimas e, a partir daí, usando ferramentas na internet, criam falas e as reproduzem para tentar enganar parentes ou amigos e obter vantagens financeiras”, alertou o subsecretário de Inteligência, Pablo Sartori, ao G1.
+ Por que Sérgio Cabral e Pezão foram novamente condenados por corrupção
Segundo ele, a população deve estar atenta e adotar medidas de segurança, como solicitar uma videochamada para confirmar a identidade do interlocutor. Deve-se desconfiar de abordagens inesperadas em nome de órgãos públicos e jamais oferecer informações pessoais ou financeiras por telefone ou mensagem.
A pasta reforça que não faz contato para solicitar dados pessoais e está investigando todos os episódios relatados. Em caso de suspeita, é preciso procurar imediatamente a delegacia mais próxima ou registrar ocorrência pela Delegacia Online.