Avatar do usuário logado
Usuário

Subúrbio na tela

As gravações de Bandeira 2, a primeira novela com trama suburbana e que tinha José Wilker no elenco, agitavam a Zona Norte

Por Lula Branco Martins
16 abr 2014, 17h44 • Atualizado em 5 dez 2016, 13h43
ZEZITO/DIVULGAÇÃO
ZEZITO/DIVULGAÇÃO (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade
  • Depois dela viriam muitas com o mesmo cenário, mas foi Bandeira 2, em 1971, a primeira novela da TV brasileira a jogar luzes sobre o subúrbio, no caso Ramos, área do bicheiro Tucão, interpretado por Paulo Gracindo. As gravações, realizadas em bairros da Zona Norte, reuniam centenas de curiosos, pouco acostumados com câmeras, refletores e celebridades andando pelas ruas. Na telinha, a história escrita por Dias Gomes falava do submundo do jogo do bicho na cidade, já evidenciando o envolvimento da contravenção com as escolas de samba e retratando sua parceria com times de futebol. José Wilker, que morreu no último sábado (5), era Zelito, rapaz introspectivo que passava os dias pintando quadros, mas acabaria se envolvendo com uma mulher mais velha, Noeli, taxista vivida por Marília Pêra.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês