Hemorio lança campanha de doação de sangue com a série Sob Pressão
Estoques de sangue sofreram redução de 20% no mês de agosto. Marjorie Estiano, Julio Andrade e outros atores participaram da ação
Diante da queda nas doações de sangue, o Hemorio lançou, nesta quinta (2), uma campanha em parceria com a série Sob Pressão, da TV Globo. A ação incentiva os cariocas a comparecerem aos locais de coleta, seguindo as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19.
+ Em campanha, UFRJ pede doações para novo acervo do Museu Nacional
No mês de agosto, os estoques do banco sofreram redução de 20% em comparação ao mesmo período no ano passado. Segundo o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, o aumento de casos de Covid-19 no Rio nas últimas semanas foi um dos fatores que influenciaram a queda do número de doadores.
“Essa mobilização é essencial para que nós possamos manter o número suficiente de doações. Os hospitais no Rio estão cheios e dependem do nosso reabastecimento”, afirma.
+ Coronavírus: variante Delta é identificada em 96% das amostras no Rio
O início da campanha Corrente Sob Pressão contou com a presença dos atores Julio Andrade, Marjorie Estiano, Barbara Reis e David Junior, que interpretam profissionais de saúde no drama médico.
Na ficção, eles vivem na pele o problema da falta de sangue nos hospitais no quarto episódio da atual temporada, lançado na última quarta (1º). O episódio mostra um paciente que precisa de uma transfusão, mas não há mais bolsas disponíveis na unidade.
+Rio ocupa primeiro lugar em tecnologia e inovação entre as cidades do país
Além do Rio, a Campanha Sob Pressão acontece em mais 124 cidades do país, em parceria com hemocentros e hospitais.
O Hemorio está localizado na Rua Frei Caneca, número 8, no Centro da cidade. O espaço funciona todos os dias, das 7h às 18h.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Saiba quais são os critérios para doar:
- Ter entre 16 e 69 anos.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Estar em boas condições de saúde.
- Evitar a ingestão de alimentos gordurosos antes de doar.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à coleta do sangue.
- No caso de infecção pela Covid-19, aguardar 30 dias após a recuperação completa.
- Pessoas que receberam a vacina da gripe ou coronavac devem esperar 48h para doar. Quem tomou o imunizante Astrazeneca, Pfizer ou Janssen deve aguardar sete dias.
- Veja mais recomendações no site.