Hemorio lança campanha de doação de sangue para o Carnaval

Obejtivo é reforçar o estoque de sangue disponível para as emergências dos dias de folia

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 11h33 - Publicado em 19 jan 2016, 17h36
doação de sangue
doação de sangue (Reprodução/Divulgação)
Continua após publicidade

Com o objetivo de reforçar o estoque de sangue para o período do Carnaval, o Hemorio lançou, nesta terça (19), a 13ª edição da campanha Vista a Fantasia da Solidariedade. Na abertura, integrantes da Escola de Samba Estácio de Sá, o Rei Momo, a Rainha e as princesas do Carnaval carioca, além do grupo de voluntários da ONG Conexão do Bem, aqueceram os tamborins no salão de doadores. A atriz Paloma Bernardi, rainha de bateria da Acadêmicos do Grande Rio, também abraça a causa como madrinha da campanha.

+ Confira a programação dos blocos de rua do Rio

As ações têm como objetivo incentivar as pessoas a doarem sangue, já que esta época é historicamente marcada por uma queda de pelo menos 50% no número de doações voluntárias. Nas duas primeiras semanas de janeiro, o Hemorio tem coletado, em média, apenas 120 bolsas de sangue por dia, sendo que há capacidade para receber até 500 doadores diariamente. Com a campanha, espera-se manter uma média de 300 doações ao dia neste período em que as pessoas deixam de comparecer, por conta das festas.

O Hemorio abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e poderia receber o dobro de doações que recebe atualmente. Hoje, no Brasil, apenas 2% da população doa sangue com regularidade. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde é de 5%.

Continua após a publicidade

Quem pode doar sangue?

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração pode ser adquirido através do site www.hemorio.rj.gov.br.

O Hemorio funciona todos os dias e fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro. Mais informações e os endereços das outras 25 unidades de coleta distribuídas pelo estado podem ser obtidos através do Disque Sangue: 0800 282 0708.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.