Alívio para o bolso do motorista: IPVA terá redução média de 4,39% no Rio
A variação é calculada com base nos valores divulgados pela Secretaria estadual de Fazenda, veja como fazer o cálculo
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do Rio vai ficar, em média, 4,39% mais barato em 2024. A variação é calculada com base nos valores divulgados pela Secretaria estadual de Fazenda (Sefaz-RJ).
+ Como prisão de Zinho impacta a guerra das milícias no Rio de Janeiro
Para realizar o cálculo, basta multiplicar o valor venal do veículo — de acordo com uma tabela elaborada pela Fipe — pela alíquota devida (4% para automóveis flex, 2% para motos, 1,5% para veículos movidos a GNV e 0,5% para carros exclusivamente elétricos). Depois, basta dividir o valor por 100. O resultado encontrado equivale ao IPVA que deverá ser pago. A notícia foi divulgada pelo jornal Extra.
Para modelos flex, o percentual corresponde a 4% do valor venal (preço de mercado) do veículo. Donos de motocicletas pagam o equivalente a 2%. Proprietários de automóveis movidos a Gás Natural Veicular (GNV) têm IPVA de 1,5%. Por fim, a alíquota para carros movidos exclusivamente a energia elétrica é de 0,5%.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo a secretaria, no próximo ano o imposto estará, em média, 4,39% mais barato. Para carros e motos, por exemplo, que representam a maioria da frota de cerca de quatro milhões de pagantes do imposto, as reduções médias serão de 4,61% e 3,97%, respectivamente.