Já pintou verão: 50 personalidades elegem os programas da estação do fervo
Artistas, chefs, estilistas e empresários revelam suas apostas para aproveitar a cidade na temporada de altas temperaturas e muito agito
O escaldante verão carioca de 1962 inspirou Garota de Ipanema, composta por Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que viria a ocupar o posto de canção brasileira mais gravada planeta afora. Também foi na época de termômetro nas alturas, duas décadas mais tarde, que a icônica lona do Circo Voador seria erguida no Arpoador.
A temporada, que a depender do ano ganha apelido novo, já virou até sinônimo de “lata”, em um inusitado episódio no qual descarregaram 22 toneladas de maconha na costa para tentar despistar a Marinha, fazendo a alegria de surfistas, e cariocas em geral, que esbarraram com a fornida remessa no final dos anos 1980.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Verão vigiado: Bombeiros investem R$ 23 milhões no litoral
A presença apaixonada na cena carioca de astros internacionais como a cantora catalã Rosalía, que “dançou, riu e chorou” no Réveillon em plena Praia de Ipanema, e do músico canadense Shawn Mendes, que engatou namoro com Bruna Marquezine e fez do Galeão sua segunda casa, não deixa dúvida: todo mundo quer estar nestas areias — e muito além delas.
Para amenizar as abafadas temperaturas, mergulhos (seja no mar, como indica Mariana Goldfarb, seja na cachoeira, como prefere Alice Wegmann), goles de bons chopes gelados (a dica aqui é de Fernanda Abreu e Moacyr Luz) e exercícios ao ar livre, mas sob a sombra generosa para não derreter (como pontua a jornalista Carol Barcellos), são muito bem-vindos.
Anote as cinquenta dicas a seguir e, se não der tempo de explorar todas elas nas próximas semanas, mantenha-as bem guardadas: no ano que vem tem mais!
1 Ir do mar ao mercado central Mariana Goldfarb, modelo e nutricionista
“Meu dia começa com um mergulho no Arpoador e emendo num almoço no Guimas ou no Braseiro da Gávea. No fim de semana, o rolé da vez é passar a tarde na Rua do Senado, conferindo exposições, curtindo um samba e dando uma volta no Mercado Central. Também amo os ensaios de rua das escolas de samba”
2 Experimentar (com calma) as receitas da Francese Brasserie Anny Meisler, dona da loja de decoração LZ Studio
“O chef Elia Schramm criou um espaço em Ipanema que é a cara do verão: despretensioso, bonito e com aquele clima de ‘fica mais um pouquinho’. Tudo por lá é gostoso, do polvo à batatinha frita francesa, passando pelos drinques”
3 Curtir o Verão no Circo Voador Debora Bloch, atriz
“Gosto dos programas tipicamente cariocas. Faço questão de ir a botecos, rodas de samba, adoro o Samba do Trabalhador, por exemplo, e assistir a shows no Circo Voador”
4 Tomar sol e ótimos drinques em São Conrado Luísa Périssé, atriz e comediante
“Estou até em dúvida se dou essa dica, porque essa faixa de areia começou a bombar há pouco e não fica tão cheia. Não sei se quero que fique povoada (risos). A boa é curtir uma praia por lá e depois emendar no brunch do quiosque Musa, que tem comidinhas cool e ótimos coquetéis”
5 Assistir ao kitesurf na praia da Barra Claude Troisgros, chef
“Sou kitesurfista, e o quiosque K08, na Avenida do Pepê, é um ótimo lugar para ver o balé das pipas entre o céu e o mar. Na volta, almoce no Gávea Beach Club, que serve uma comida italiana bem gostosa. Os lagostins, polvo, massas e risotos dão a impressão de estar na Sicília”
6 Deliciar-se Com os pratos do Velho Adonis Moacyr Luz, sambista
“Não há nada nem próximo, nem parecido, ao que acontece no Velho Adonis, em Benfica. Lugar onde a comida é de classe A, ambiente de botequim, informalidade e um chope da melhor qualidade”
7 Conhecer o Indecente Café, em Santa Teresa Toz, artista plástico
“Pertinho do Bar do Mineiro, o espaço com clima de café começou um movimento bem legal de uma galera jovem, muito maneira. Tem música ao vivo, vários drinques ótimos e um lámen que vem ganhando uma merecida fama”
8 Beber um vinho sob o pôr do sol na Marina da Glória Peck Mecenas, produtor de eventos
“Amo o promenade da Marina da Glória pelo astral e pelo visual. No fim da tarde, é um lugar maravilhoso para degustar um bom vinho argentino e comer uma empanada no restaurante Corrientes 348”
9 Ir da Zona Sul ao Centro sobre Rodinhas Romulo Estrela, ator
“Para quem tem disposição, uma pedalada da Praia do Leblon até o Museu do Amanhã, parando para um café da manhã ali pelo Centro, é um passeio gostoso de fazer bem cedinho”
10 Assistir aos ensaios técnicos na Sapucaí Miguel Pinto Guimarães, arquiteto
“Os ensaios técnicos das escolas de samba na Avenida, que acontecem a partir do dia 30 de janeiro, são um espetáculo imperdível. As agremiações brindam o público com belas coreografias das comissões de frente e a explosão pura das baterias”
11 Provar a moqueca do Bira de Guaratiba Katia Barros, sócia da Farm
“Quando quero sair do circuito mais conhecido, sempre indico o restaurante Bira de Guaratiba, que serve peixe fresco, uma moqueca muito bem-feita e ainda tem a linda vista para a Restinga de Marambaia. É um Rio menos óbvio, que vale a pena explorar”
12 Caminhar na pista Cláudio Coutinho, na Urca Fernanda Abreu, cantora
“Sempre levo amigos que vêm de fora para passear na Pista Cláudio Coutinho, na Urca, que oferece um visual maravilhoso. Depois, ainda rola uma parada estratégica na mureta. O pastel de queijo e o chope gelado do Bar Urca são inigualáveis”
13 Jogar frescobol na praia Camila Pitanga, atriz
“A prática tem tudo para ser o hit do verão. É uma cultura tradicional do Rio de Janeiro que está voltando com força não só em Ipanema, mas em outros trechos da orla. Amo o esporte e sou praticante. E gosto de jogar com as raquetes do mestre Luiz Negão”
14 Passar uma tarde em um parque pouco conhecido Pedro Luís, músico
“Vou muito ao Parque do Martelo, no Humaitá, um lugar que pouca gente conhece, mas é uma delícia. Também adoro andar de bicicleta. Saio do Humaitá, passo pela Lagoa e vou até a Praia de Ipanema, onde dou um mergulho”
15 Apreciar a natureza e ainda gastar calorias Paula Neder, arquiteta
“Praticar stand-up paddle no Arpoador ao pôr do sol é sempre especial. E, para quem gosta de unir as belezas naturais ao esporte, sair cedo da Praia Vermelha, na Urca, para remar de canoa havaiana é uma ótima pedida”
16 Desfrutar de um bom japonês em novo endereço Mart’nália, cantora
“Gosto muito do Mitsubá, onde costumo encontrar amigos. Peço o combinado especial do chef, com mariscos, vieiras, foie gras e vários tipos de ovas. Eles estão se mudando para uma casa linda no Horto, e a experiência vai ficar ainda mais interessante”
17 Dançar e brindar no Morro da Urca Elaine de Oliveira, sommelière
“Amo subir até o Parque Bondinho Pão de Açúcar para assistir ao pôr do sol. O DJ Tommax assume as carrapetas e, enquanto o sol vai baixando, a música envolve, as pessoas dançam, brindam, sorriem, e a vista faz tudo ficar ainda mais especial”
18 Sambar na Casa Savana Teresa Cristina, cantora
“O espaço na Rua Camerino, no Centro, é climatizado, tem um som de altíssima qualidade. A programação é muito bacana, sob curadoria de Pedro Oliveira, filho do Dom Filó, produtor cultural e fundador do movimento Black Rio”
19 Divertir-se no Carnaval Fan Fest Milton Cunha, carnavalesco e comentarista
“Uma novidade que promete sacudir a cidade é a iniciativa da Liesa que começa em 20 de janeiro na Praia de Copacabana. Vai ser de graça, de fácil acesso, com shows de escolas de samba e baterias gigantes. Tem tudo para se tornar a doidice do século”
20 Nadar e comer bem em Copacabana Roberta Sá, cantora
“Um dia perfeito de verão começa com um mergulho no Posto 6, onde o mar é bem calminho. Mais tarde, emendo no restaurante O Caranguejo, no mesmo bairro. A casquinha de siri de lá é perfeita, com uma cervejinha gelada, então…”
21 Tomar um suco natural no BB Lanches Mônica Martelli, atriz
“Atualmente, vivo entre o Rio e São Paulo, e já venho no avião com a boca cheia d’água pensando no suco de uva verde com água de coco dessa casa maravilhosa no Leblon. Sou viciada”
22 Fazer uma visita guiada aos ateliês de raul mourão, na lapa, e José Bechara, na gávea Patricia Mayer, sócia da CASACOR Rio
“Ser recebida pelo criador é sempre uma forma de lançar um olhar diferente para as obras de arte. Mas atenção: é preciso agendar previamente pelos telefones das galerias de arte que os representam. Nara Roesler, para a do Raul Mourão: (21) 3591- 0052, e MM : Multiplo, para Bechara: (21) 2294-8284”
23 Petiscar no palito Mariana Rezende, dona do Bar da Frente
“Meu atual pós-praia queridinho é o Conserva Bar, na Avenida Prado Júnior, em Copacabana, com ótimas opções de comidinhas para comer de palito, ideais para os dias quentes. Mas também existe vida longe das areias. Neste mês, tem samba toda quinta no Sofia, a laje da Kátia Barbosa, na Praça da Bandeira, com música e comida da melhor qualidade”
24 Subir o Morro do Pinto Para ouvir Samba raiz Marcelo D2, músico
“Minha dica para este verão é o Bar do Omar, que tem samba raiz. O Morro do Pinto é um lugar importante na cena cultural carioca, com cerveja gelada e gente interessante”
25 Devorar o açaí orgânico, o legítimo do Pará Bruno Ryfer, fotógrafo
“O Asa Açaí é de longe o meu preferido do Rio. A receita é 100% natural e dá para completar com castanha-de-baru, melado de cana e farinha de tapioca. Combina com um almoço pós-praia, é saboroso e refrescante. Outro lugar que frequento muito é o Rango Sarado, com casas no Jardim Botânico e no Catete, ponto de encontro de surfistas, com comidas deliciosas e pratos lindos”
26 Comer ostras no Horto Batman Zavareze, artista visual
“Combinar os moluscos com vinho branco no Jojô Café Bistrô é um clássico para aguentar o calor excessivo. Geralmente, as ostras chegam frescas às sextas, no fim da tarde, e a Joana Carvalho anuncia no grupo do WhatsApp. Aí eu corro para lá”
27 Treinar à sombra no Parque da Cidade Carol Barcellos, jornalista
“O local, na Gávea, tem diversas opções de trilhas para a Vista Chinesa e as Paineiras, com cachoeiras, paisagens bonitas da cidade e sombra o dia todo. É uma ótima solução para treinar corrida e fugir das praias lotadas. Mas é sempre bom ir acompanhada, porque não me sinto segura sozinha”
28 Admirar o Rio por novos ângulos Lucia Pereira, estilista, dona da Cosmo
“Indico os esportes aquáticos da Praia de Copacabana e, em seguida, um café da manhã no So_Lo. Ao se exercitar no mar, é possível conhecer a cidade de um ângulo diferente e ver as montanhas de uma outra perspectiva”
29 Esquentar Para a folia nos ensaios abertos do monobloco Lenine, cantor e compositor
“A Fundição Progresso vai receber a bateria completa do bloco nos dias 6 e 13 de fevereiro. Esse programa é a cara do Rio e do verão, e é o momento em que a cidade começa a se preparar de verdade para o Carnaval”
30 Rebolar com a poderosa Carol Sampaio, relações-públicas
“Os Ensaios da Anitta, nos dias 20 e 25 de janeiro, no gramado do Riocentro, são a mistura perfeita de festa, Carnaval e funk. É o tipo de show para curtir com os amigos sem hora para ir embora. Imperdível”
31 Escutar jazz no passeio público Fernanda Fuchs, atriz e criadora do perfil @malhassaum
“Gosto muito dos eventos culturais no Passeio Público, na Lapa. O Glória Jazz, aos sábados, e o Samba do Passeio, aos domingos, são badalados e têm música de alto nível. O próximo jazz está marcado para o dia 19 de janeiro”
32 Passear pelo sítio Burlemarx Raul Mourão, artista plástico
“Meu lugar favorito no Rio fica em Barra de Guaratiba. É um local gostoso para curtir o dia, caminhar no jardim e conhecer a casa onde o paisagista viveu. A dica é agendar a visita guiada com antecedência, ainda mais porque no verão o local só funciona pela manhã”
33 Passar o sábado na Destilaria Maravilha Maria Siman, curadora da Aventura e idealizadora do Festival de Teatro do Rio
“Amo essa novidade na Rua do Senado. O ambiente é descolado, tem bons sets de DJs, comidinhas surpreendentes e drinques autorais”
34 Esbaldar-se com os blocos no pré-carnaval Dig Verardi, ator e criador do perfil @malhassaum
“Neste verão, tenho ido ao Aterro do Flamengo e fico atento à programação dos blocos. Aos domingos, tem ensaios do Tambores de Olokun e da Orquestra Voadora, que são clássicos. Nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º de fevereiro, a Orquestra Voadora se apresenta na Fundição Progresso, com entrada gratuita até as 16h30”
35 Avistar as palmeiras talipot no Aterro Maxwell Alexandre, artista plástico
“Elas só florescem uma vez e morrem logo depois. É um fenômeno raro, épico, esplêndido e que acontece no meu bairro. A vontade de pintá-las foi imediata, mais pela excentricidade do acontecimento do que pela beleza do objeto em si”
36 Chegar à Floresta da Tijuca de bike Lucas Verthein, campeão pan-americano de remo
“Subir a Vista Chinesa de bicicleta, chegando até a Mesa do Imperador, faz bem para o corpo e para a mente. É um lugar lindo demais, cercado de fauna, flora e tem uma vista de tirar o fôlego”
37 Dar um tchibum noturno Camila Lucciola, atriz “Tomar um banho de mar à noite no Arpoador, com a praia toda iluminada, a temperatura da água deliciosa e o calor mais ameno é um programa que eu amo. Durante o dia, gosto do café da manhã tardio do Virtuoso Vinho, em ‘Copanema’, depois de caminhar pelo calçadão”
38 Bebericar vinho na calçada Guto Carvalhoneto, estilista
“Adoro sentar nas cadeirinhas de praia para tomar um vinho no Tão Longe, Tão Perto, em Botafogo. Entre as tacinhas, indico o sauvignon blanc Mil Sóis, da Outrovinho, e o espumante laranja Peverella, da Era dos Ventos”
39 Ver o sol se pôr ao som de Jazz Duda Ballesteros, designer e dona da Casa Proeza
“O Noites Gostosas, evento de jazz ao vivo na varanda do Arp Bar, às quintas, a partir das 18h, é o programa perfeito para acompanhar o sol se escondendo atrás do Morro Dois Irmãos e experimentar a novíssima carta de drinques”
40 Visitar o edifício Capanema no Centro Fil Freitas, hairstylist
“Depois de seis anos em obras, o palácio reabriu e vale muito a pena participar da visita guiada gratuita, às quintas e sextas. Construído por Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e com consultoria de Le Corbusier, o prédio é um marco do modernismo carioca”
41 Peregrinar por botecos de Santa Teresa Emanuelle Araújo, cantora e atriz
“Amo passear pelos bares do bairro sem compromisso. Escolho os domingos para fazer uma espécie de ‘menu degustação’ entre algumas casas famosas e charmosas da região, do Bar do Mineiro ao Aprazível”
42 Adoçar o paladar na Glória Danni Camilo, consultora de restaurantes
“Depois de um mergulho na prainha da Glória, gosto de tomar um café e comer uma sobremesa na Brava Doceria, ali pertinho. De vez em quando, rola uma esticada para eventos animados como o Glorioso Bingo Dançante”
43 Jantar com vista — e exclusividade Patricia Quentel, sócia da CASACOR Rio
“O chef francês Olivier Cozan vem recebendo pequenos grupos em seu terraço, no Horto, para um menu degustação exclusivo. O foie gras, sempre presente, é dos deuses. É necessário fazer reserva pelo WhatsApp (21) 997462489”
44 Rumar para Paquetá e assistir a filmes num jardim Daniel Gorin, empresário à frente do Grupo Arpoador
“Fui duas vezes ao cineclube Macunaíma, na Casa de José Bonifácio, na Ilha de Paquetá, e estou obcecado. O cinema, posicionado no meio do jardim com cinquenta cadeiras de madeira de salas antigas, é um charme. E tem programação de filmes nacionais e internacionais”
45 Ouvir música de qualidade no Jardim botânico Dado Villa-Lobos, cantor e compositor
“Todo domingo, às 11h, a instituição convida músicos de diferentes estilos, como MPB, jazz e clássica, para fazer um som. É bom demais. Na edição desta semana, Carol Saboya e Antônio Adolfo confirmaram presença”
46 Pedalar com recompensa no final Nepal, DJ
“Um passeio de bicicleta saindo da Enseada de Botafogo e chegando à Glória, no Labuta Mar, é puro suco de Rio de Janeiro, porque permite viver o que temos de melhor: os parques, a céu aberto, com vista e brisa do mar. No final, dá para tomar aquela cerveja gelada na sombra”
47 Contemplar o balé das asas-deltas em São Conrado Eduardo Moscovis, ator
“Assistir ao pouso das asas-deltas enquanto tomo um açaí no quiosque Voo Livre, com a vista da Pedra da Gávea, é um programa contemplativo. Gosto de ir lá porque é um espaço rústico, com atendimento maravilhoso. Já voei duas vezes. A prática da suspensão é inusitada. É muito bom tirar os pés do chão”
48 Desbravar cachoeiras Alice Wegmann, atriz
“Moro no Jardim Botânico há oito anos, e as cachoeiras do Horto são um dos meus programas favoritos. Algumas têm trilhas bem curtinhas, de fácil acesso. É uma delícia, um banho que energiza muito a gente. A água gelada dá uma levantada no astral”
49 Tomar um café reforçado pré ou pós-praia Bella Camero, atriz
“Sou louca por café da manhã. Para provar o melhor cookie do Rio, vá ao Mato Café, no Arpoador, antes ou depois de um mergulho. No Leme, meu combo preferido é o smoothie de frutas vermelhas e um coado da Epicerie Kadeau”
50 Escalar o costão do Pão de Açúcar Caetana Metsavaht, diretora de moda
“Olhando para um lado, a sensação é de estar sobre o mar. Virando para o outro, observa-se a Enseada de Botafogo por um ângulo pouco conhecido. O caminho tem uma bela vegetação típica de encosta e áreas rochosas. É legal ir com um guia para os trechos em que é preciso usar cordas de escalada”





