Justiça determina a paralisação de obra do antigo Colégio Bennett
Liminar foi concedida em resposta ao pedido da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAM-Rio)
A construção do condomínio no terreno do antigo Colégio Bennett, no Flamengo, está paralisada pela Justiça do Rio, que determinou a interrupção das obras na terça (21). A decisão impede qualquer intervenção no local — incluindo o corte de vegetação e alterações estruturais — que possa representar risco ao patrimônio ambiental e histórico da área.
A liminar foi concedida pelo juiz Wladimir Hungria, da 5ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, em resposta a um pedido da Federação das Associações de Moradores do Rio de Janeiro (FAM-Rio). Com isso, cabe à prefeitura embargar a obra e fiscalizar o cumprimento da determinação judicial.
Além da suspensão dos trabalhos, o magistrado proibiu intervenções em árvores situadas no entorno do terreno, especialmente na Travessa dos Tamoios. A decisão também veda qualquer modificação no Pavilhão São Clemente, na antiga cavalariça, na guarita e no gradil histórico do colégio, estruturas tombadas por decreto municipal desde 2014.
O descumprimento das medidas acarretará multa diária de 10 mil reais. Até o momento, a prefeitura não se pronunciou sobre a decisão judicial.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A controvérsia em torno do empreendimento mobilizou moradores do Flamengo e de bairros vizinhos, que realizaram protesto em frente ao antigo Bennett contra a derrubada de 71 árvores centenárias prevista no projeto imobiliário.





