O que mudou na lei para liberar o hospital da Prevent Senior
Nova legislação acaba com restrição urbanística, em vigor desde 1982, que impedia abertura de novas unidades de saúde com internação em Botafogo e Humaitá
O prefeito Eduardo Paes (PSD) sancionou, no Diário Oficial desta terça (14), o projeto de lei complementar que autoriza a instalação de um hospital da Prevent Senior no antigo prédio da IBM, na Avenida Pasteur, em Botafogo. A medida põe fim à restrição urbanística, em vigor desde 1982, que impedia a abertura de novas unidades de saúde com internação em Botafogo e Humaitá, uma regra mantida até então no Plano Diretor aprovado em 2023.
+ Museologia de Terreiro: acervo Nosso Sagrado busca abrir caminhos
Aprovada na íntegra, a lei conta com uma emenda que permite que não só a Prevent Senior, mas também outras instituições públicas ou privadas de saúde, possam se beneficiar da medida em toda a IV Região Administrativa, que abrange os bairros de Botafogo e do Humaitá
O texto original foi aprovado por 39 votos a favor e cinco contra. Já a emenda obteve 32 votos favoráveis em plenário. Só oito vereadores foram contra a extensão do benefício a outras unidades.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Durante a tramitação do projeto, moradores de Botafogo manifestaram preocupação com o impacto da nova unidade no trânsito do bairro. Mas técnicos da CET-Rio calculam que, por não ter atendimento de emergência, o novo hospital da operadora de saúde deve causar menos impacto viário, embora ainda demande medidas mitigadoras nos horários de pico.
Acordo pode acelerar indenização às famílias dos jovens mortos por PMs