Samantha Schmütz reage a leilão de prédio da CAL: ‘Estou de luto’
Justiça determinou leilão da icônica casa da Rua Rumânia, em Laranjeiras, no processo do Banco Central contra o espólio de Clito Bokel
De férias nos Estados Unidos, a atriz Samantha Schmütz reagiu com tristeza à notícia de que o icônico prédio da CAL, Casa das Artes de Laranjeiras, será leiloado pela Justiça. A artista se formou na escola, assim como vários grandes nomes do teatro e da TV, como Heloísa Perissé, Otávio Muller e Fábio Porchat.
“Me dá um nó na garganta. A CAL é uma escola maravilha, com professores supercompetentes. Muita gente importante para a nossa cultura se formou ali. Fico triste também por não poder fazer nada. Meu sonho era me juntar com alguma empresa que pudesse subsidiar os gastos e fazer da CAL uma escola pública de arte. Temos tanta gente talentosa no Brasil… E acredito que só a arte salva. Me sinto de luto nesse momento”, desabafou.
A Justiça do Rio decidiu leiloar o prédio da Casa de Artes de Laranjeiras (CAL). O valor pedido no leilão, que acontece no dia 9 de março, é de R$ 5,5 milhões.
A decisão é da 6ª Vara Empresarial do Rio. O processo é do Banco Central contra o espólio de Clito, Alfredo e Frederico Bockel.
Está registrado no processo que a CAL pediu que constasse no edital do leilão que a tradicional escola de artes funciona há décadas no imóvel da Rua Rumânia. A juiza, porém, indeferiu esse pedido, já que a lei de locações exige que o registro do contrato de aluguel esteja na certidão do imóvel, o que não acontece em relação à casa de Laranjeiras.
Portanto, de acordo com advogados consultados por VEJA RIO, a princípio, quem arrematar o imóvel não tem obrigação de manter o funcionamento da escola.
Procurada pela reportagem, a direção da CAL não quis se manifestar. Na área administrativa da escola, uma funcionária disse não saber da decisão judicial.
Árvore de Natal da Enseada de Botafogo terá 90 metros de altura