Avatar do usuário logado
Usuário

Livro sobre a eletricidade brasileira é lançado no Rio

O lançamento é na terça (21), no Museu de Arte do Rio.

Por Heloíza Gomes
17 mar 2017, 20h58 • Atualizado em 20 mar 2017, 19h01
 (Acervo/)
Continua após publicidade
  • Realizada em 11 de maio de 1852, a primeira experiência prática com energia elétrica no Brasil foi o estabelecimento de comunicação telegráfica entre o Quartel-General do Exército, no Campo de Santana, e o Palácio da Quinta da Boa Vista, residência de dom Pedro II. A tecnologia avançou aos poucos.
    No começo do século seguinte, os bondes não eram mais puxados por burros, já tinham tração elétrica, mas continuavam sendo um meio de transporte perigoso, sujeito a atropelamentos e paradas súbitas, como denunciou o desenhista K. Lixto em charge reproduzida na revista Fon-Fon em 1910. Aplicação mais singela da eletricidade, a decoração dos salões do célebre Baile da Ilha Fiscal (flagrada em rara foto de Marc Ferrez, acima), no apagar das luzes da monarquia, incluiu lâmpadas da casa Léon Rodde & Cia. Essas são algumas das preciosas imagens e histórias de Energia Elétrica e Urbanização na Cidade do Rio de Janeiro, publicação do Centro da Memória da Eletricidade no Brasil que ganha lançamento na terça (21), no Museu de Arte do Rio.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês