Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

MetrôRio vai começar a aceitar o cartão Jaé no dia 2 de agosto

Os validadores começam a ser instalados nesta semana, porém mais de 60% das passagens em transportes municipais ainda são pagas com o Riocard

Por Da Redação
22 jul 2025, 16h31 • Atualizado em 22 jul 2025, 16h33
validadores-cartao-jae
Jaé: única opção em ônibus, BRT, VLT, vans e 'cabritinhos' (Beth Santos/Prefeitura do Rio de Janeiro)
Continua após publicidade
  • Agora vai! Depois de múltiplos atrasos, a Prefeitura do Rio confirmou que os validadores para os cartões Jaé começam a ser instalados na semana desta segunda (21). Como combinado, a integração deve começar a funcionar a partir do sábado (2 de ago.). O uso do cartão será obrigatório nos transportes geridos pelo município, isto é, em ônibus municipais, BRT, VLT, vans e nos chamados cabritinhos.

    Compartilhe essa matéria via:

    Na sexta (18), o governo do estado e a Prefeitura do Rio formalizaram um compromisso técnico para integrar o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e a Tarifa Social — o que assegura ao passageiro o direito a ter desconto e pagar R$ 8,55 na utilização de dois transportes, sendo um intermunicipal.

    O MetrôRio também começará a aceitar o método de pagamento a partir do segundo dia de agosto. Para garantir os descontos nas integrações tarifárias entre o metrô e os modais municipais, os passageiros devem utilizar o cartão Jaé.

    No entanto, assim como os outros transportes estaduais — trens da Supervia e Barcas — as linhas de metrô continuam aceitando o Riocard. Além disso, benefícios tarifários estaduais, como o BUI e a Tarifa Social (valores reduzidos de 5 reais no metrô e trens e 4,70 reais nas barcas), permanecem sendo oferecidos exclusivamente por meio do RioCard.

    Continua após a publicidade

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A integração é considerada essencial para a viabilização do BUI. Contudo, na reta final da mudança, adesão do cartão Jaé pode ser motivo de preocupação. Faltando menos de 15 dias para o início da operação exclusiva do sistema, mais de 60% das passagens em transportes municipais ainda são pagas com o Riocard.

    + Cartão Jaé: o que você precisa saber para não perder tempo na fila

    Continua após a publicidade

    Diferente do RioCard, gerido por empresários de ônibus, o novo cartão daria uma opção de pagamento intermunicipal com gestão do município para a população.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês