Mortalidade por Covid-19 é três vezes maior entre os não vacinados no Rio

Em dezembro, o índice de internações entre a população não imunizada foi oito vezes maior que entre os imunizados com ao menos uma dose

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
7 jan 2022, 12h10
Pessoa idosa recebe vacina contra a gripe
Vacina salva: proporção de internações e mortes entre pessoas vacinadas é menor, apontam dados da Secretaria estadual de Saúde (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Continua após publicidade

A taxa de mortalidade por Covid-19 no estado do Rio em dezembro foi três vezes maior entre pessoas não vacinadas, quando esse grupo é comparado ao das pessoas que tomaram ao menos uma dose das vacinas disponíveis. Os dados foram divulgados na última terça (4) pela Secretaria estadual de Saúde (SES), que reforça que a vacinação é fundamental para evitar os casos graves e internações e reduzir o risco de morte por Covid-19.

+ Covid-19: 98% dos testes positivos no Rio são da variante Ômicron

Entre os vacinados com ao menos uma dose, a taxa de mortalidade foi de 0,14 óbitos para cada 100 000 habitantes no mês de dezembro. Entre os não vacinados, a proporção sobe para 0,52 por 100 000.

Em dezembro, o estado registrou 32 óbitos por Covid-19, sendo 20 em pessoas que tomaram ao menos uma dose da vacina. Essas mortes ocorreram em um universo de mais de 12 milhões de habitantes que tomaram ao menos uma dose das vacinas no estado. Já entre os não vacinados, houve 12 mortes em um universo de cerca de 4 milhões de pessoas.

+Covid-19: com explosão de casos, mais sete centros de testagem são abertos no Rio

Continua após a publicidade

Apesar de a comparação feita no levantamento ser entre pessoas com ao menos uma dose e pessoas não vacinadas, a recomendação das autoridades de saúde para que a proteção contra a Covid-19 atinja seu potencial máximo é a aplicação do esquema vacinal completo, o que inclui duas doses mais uma dose de reforço no caso das vacinas Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac, e uma dose mais uma dose de reforço no caso da Janssen.Mortalidade por Covid-19 é três vezes maior entre os não vacinados no RioMortalidade por Covid-19 é três vezes maior entre os não vacinados no Rio

Internações

A Secretaria estadual de Saúde informa ainda que a taxa de incidência de internação na população não vacinada é oito vezes maior que entre os imunizados com ao menos uma dose.

Foram contabilizadas 4,3 internações a cada 100 000 pessoas não vacinadas, enquanto entre os imunizados o número cai para 0,56 por 100 000.

Continua após a publicidade

+Covid-19: calendário de vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa dia 17

Apesar de a população vacinada ser quase três vezes maior que a não vacinada, o número de internações de não imunizados foi 21% maior que o de imunizados.

O mês de dezembro teve 179 internações por Covid-19 no Rio, sendo 98 de pessoas não imunizadas e 81 de pessoas vacinadas com ao menos uma dose das vacinas.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.