Museu da República entra em 2026 com portão principal restaurado
Reforma é mais uma etapa do projeto RevivaRio, parceria do Instituto Carioca Cidade Criativa e a Equinor, que continuará investindo na instituição
O Museu da República se abre para 2026 com o belíssimo portão de ferro da entrada principal novo em folha. Marcada para janeiro, a conclusão do restauro orçado em 800 000 reais e que inclui o gradil é mais uma etapa do projeto RevivaRio, parceria da empresa de energia Equinor com o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC), responsável por intervenções Rio afora por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
+
+
Encomendada pelo então dono do imóvel, Antônio Clemente Pinto, o Barão de Nova Friburgo, a imponente porta tem nas fechaduras a data de construção: 1864. Entre os ornamentos estão detalhes que remetem à origem das riquezas do nobre, como a mineração e o comércio do café, além de figuras referentes a Netuno e a Mercúrio.
+
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“No ano passado, renovamos dois chafarizes, duas portas e o parquinho. Agora, aguardamos a direção sinalizar qual será a nova empreitada, pois a Equinor já avisou que vai continuar a investir em melhorias”, diz a co-fundadora do ICCC Ana Luiza Piza, ressaltando a importância de trazer a iniciativa privada para ajudar a conservar a história da cidade: “É a teoria das janelas quebradas: se você não conserta logo, a situação piora”.





