Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Museu do Samba inaugura exposição com as vozes de Cartola e Monarco

Com curadoria de Gringo Cardia e consultoria e textos do historiador Luiz Antônio Simas, mostra revelará narrativas por trás da historiografia oficial

Por Kamille Viola
23 fev 2023, 19h57 •
A fachada do Museu do Samba, com uma placa com o nome e, em primeiro plano, uma estátua do sambista Cartola tocando violão.
Museu do Samba: nova exposição trará vozes de grandes nomes do samba - (Diego Mendes/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Localizado aos pés da Mangueira, na Zona Norte, o Museu do Samba recebe em maio uma exposição interativa, Aos Heróis da Liberdade, que contará com as vozes de Dona Ivone Lara, Cartola, Candeia, Monarco e Aluísio Machado.

    + Desfile das Campeãs: veja como chegar, interdições e meios de transporte

    Com curadoria de Gringo Cardia e consultoria e textos do historiador Luiz Antônio Simas, a mostra vai apresentar uma viagem pela história do samba, com exaltação de grandes sambistas, composições e desfiles, com destaque para o combate ao racismo e a exaltação da cultura negra.

    Compartilhe essa matéria via:

    O nome da mostra foi inspirado no clássico samba-enredo do Império Serrano, de 1969, composto por Silas de Oliveira, Mano Décio da Viola e Manuel Ferreira, que teve versos censurados pela ditadura militar e levou os compositores a serem chamados a depor e se explicar.

    Continua após a publicidade

    + Praia de Copacabana tem recorde de afogamentos nos cinco dias de Carnaval

    Com instalações cenográficas, acervo inédito, recursos audiovisuais, de ritmo, canto e dança, a exibição convidará o visitante a conhecer narrativas por trás da historiografia oficial. É de se imaginar que Cardia tenha feito algo semelhante ao que realizou na Casa do Carnaval, museu interativo aberto em 2018 no Pelourinho, em Salvador.

    + Viagem de trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo levará 1h30

    Continua após a publicidade

    Fundado em 2001 pelos netos de Cartola e Dona Zica, o Museu do Samba nasceu com o nome de Centro Cultural Cartola. Em 2015, foi rebatizado com o nome atual e ampliou sua abrangência. O espaço possui uma coleção de 45 mil itens que contam a história do samba, do carnaval e dos sambistas tradicionais, além do maior acervo audiovisual do gênero, com mais de 160 depoimentos inéditos.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês