Continua após publicidade

Museu da UFRJ recebe o terceiro maior meteorito do Brasil

Com 4,5 bilhões de anos e quase duas toneladas, a rocha ficará exposta na Cidade Universitária, na Zona Norte da cidade

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 ago 2021, 14h08
Imagem mostra meteorito
Meteorito: a pedra é a terceira adquirida pela UFRJ, que também abriga os gigantescos Bendegó e Santa Luzia (UFRJ/Divulgação)
Continua após publicidade

O Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebeu, na quinta (12), o terceiro maior meteorito do Brasil. A rocha, de 4,5 bilhões de anos, ficará exposta ao público no museu, na Cidade Universitária, na Zona Norte da cidade.Museu da UFRJ recebe o terceiro maior meteorito do BrasilMuseu da UFRJ recebe o terceiro maior meteorito do Brasil

+ Pesquisadores do Museu Nacional descobrem duas espécies de dinossauro

A descoberta desse meteorito de quase duas toneladas foi feita em 1992 e reconhecida pela comunidade científica internacional em 2011. Os pesquisadores acreditam que a rocha extraterrestre caiu há mais de mil anos onde hoje fica a cidade goiana de Campinorte.

O meteorito é composto principalmente por metais ferro-níquel e foi classificado como “não grupado”, por ser diferente de todos os outros descobertos no planeta Terra. A possibilidade de estudar esse tipo de rocha é considerada de grande relevância científica, já que corpos asteroidais dão pistas sobre a formação e a evolução do Sistema Solar.

Continua após a publicidade

+ Paes faz apelo ao Governo Federal “Mandem a porcaria da vacina”

Para chegar até a universidade, a rocha teve que ser adquirida e transportada para um espaço preparado no museu, a um custo de R$ 350 000,00.

A maior parte desses recursos saiu da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). A ação também contou com o apoio da Fundação Coppetec, do próprio Museu de Geodiversidade, da Casa da Ciência da UFRJ, e de pesquisadores do Museu Nacional.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A UFRJ já abriga os dois maiores meteoritos descobertos no Brasil, o Bendegó e o Santa Luzia, que ficavam expostos no Museu Nacional e resistiram ao incêndio que destruiu o Palácio Paço de São Cristóvão, em setembro de 2018.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.