Em gesto generoso, NorteShopping dá abrigo a pessoas necessitadas no frio
Além de acolher cidadãos em situação de rua, programa oferece cursos de capacitação e auxílio para retirada de documentos

O frio chegou para todos. Sincronizado nas baixas dos termômetros, começa nesta terça (8) a quinta edição do NorteShopping Acolhedor. Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), da Prefeitura, o programa visa dar apoio a pessoas em situação de rua, que serão acolhidas nas dependências do estabelecimento. A previsão é que até 30 cidadãos recebam abrigo, refeições, roupas, cobertores e produtos de higiene pessoal.
O programa oferece ainda cursos de capacitação – de agente de portaria e agente de asseio – para que os acolhidos tenham melhores condições de regressar ao mercado de trabalho. Também está previsto o auxílio para a retirada de documentos. A equipe responsável por dar este suporte conta com um bombeiro civil, um educador social da Prefeitura e um vigilante do shopping. Também são disponibilizadas vans da SMAS para realizar o transporte dos participantes do projeto.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Primeira semana de julho será de baixas temperaturas e chuvas intensas
Em quatro anos de projeto, o NorteShopping Acolhedor estima que 51 pessoas conseguiram um emprego e 19 voltaram às suas casas. Em 2024, foram servidas 1700 refeições (jantar e café da manhã). “O objetivo é garantir que as pessoas resgatem sua autoestima e dignidade. É muito significativo vê-las retomando metas e sonhos, seja por meio de um emprego ou do retorno ao convívio familiar”, afirma Renato Souza, coordenador de segurança do NorteShopping.
No local onde serão abrigados, os participantes terão acesso a televisão, jogos e leitura. Os grupos também serão convidados a uma noite de diversão no cinema e teatro.