Viralizou no TikTok! Enfim, o que é a Ilha dos Gatos, localizada no Rio
Originalmente chamada de Ilha Furtada, a região na Costa Verde é conhecida pela prática do abandono de animais

Uma ilha banhada por águas cristalinas habitada exclusivamente por felinos. Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, na Baía de Angra dos Reis, a Ilha dos Gatos conquistou os holofotes do TikTok com uma série de vídeos publicados na última semana, que mostram os animais margeando as pedras ao perceberem a chegada de uma embarcação. O primeiro conteúdo chegou à marca de mais de 2,2 milhões de visualizações na rede social. Porém, o que parece um cenário idílico, na verdade, é uma história de abandono de animais. “É triste ver que as pessoas vêm para cá deixar esses bichinhos. Isso não é bom para o gato e nem para os animais que já estão na ilha e fazem parte deste bioma”, comentou Fabrício Souza, autor de um dos vídeos publicados.
+ Ilhas Cagarras vão receber trecho da Transcarioca
Segundo a projeção de especialistas do Grupo Veterinários na Estrada, que realiza expedições na Ilha dos Gatos desde 2012, estima-se que entre 400 e 750 animais selvagens vivem no local, sem interação humana. Os profissionais atuam como voluntários para ajudar no monitoramento e nos cuidados básicos dos gatos, como na alimentação e castração dos animais, a fim de conter o crescimento desordenado dos felinos, que vivem em condição de isolamento.
Originalmente chamada de Ilha Furtada, a Ilha dos Gatos está situada a 8 quilômetros do continente, no município de Mangaratiba, no distrito de Itacuruçá, na Costa Verde. O local ganhou este nome pois, conta-se, na década de 1950, uma família tentou habitá-la com os seus respectivos bichos de estimação. A iniciativa, frustrada, trouxe os humanos de volta para o continente. Estes, por sua vez, deixaram os gatos para trás.
Ao longo dos anos, os animais habitantes da ilha se reproduziram e outras pessoas repetiram o ato de deserdar os seus gatos na região. Considerado um crime ambiental no Brasil, previsto na Lei nº 9.605/1998, artigo 32, a pena para quem praticar o abandono de animais pode incluir: detenção de 2 a 5 anos de prisão, multa, proibição de guardas futuras de animais, além da cassação do direito de dirigir, nos casos em que o animal é abandonado em via pública.