Viralizou no TikTok! Enfim, o que é a Ilha dos Gatos, localizada no Rio

Originalmente chamada de Ilha Furtada, a região na Costa Verde é conhecida pela prática do abandono de animais

Por Da Redação
Atualizado em 15 abr 2025, 22h27 - Publicado em 15 abr 2025, 14h38
Ilha dos Gatos: local em Angra dos Reis é usado para abandono de animais
Ilha dos Gatos: local em Angra dos Reis é usado para abandono de animais (./Divulgação)
Continua após publicidade

Uma ilha banhada por águas cristalinas habitada exclusivamente por felinos. Localizada na Costa Verde do Rio de Janeiro, na Baía de Angra dos Reis, a Ilha dos Gatos conquistou os holofotes do TikTok com uma série de vídeos publicados na última semana, que mostram os animais margeando as pedras ao perceberem a chegada de uma embarcação. O primeiro conteúdo chegou à marca de mais de 2,2 milhões de visualizações na rede social. Porém, o que parece um cenário idílico, na verdade, é uma história de abandono de animais. “É triste ver que as pessoas vêm para cá deixar esses bichinhos. Isso não é bom para o gato e nem para os animais que já estão na ilha e fazem parte deste bioma”, comentou Fabrício Souza, autor de um dos vídeos publicados.

+ Ilhas Cagarras vão receber trecho da Transcarioca

Segundo a projeção de especialistas do Grupo Veterinários na Estrada, que realiza expedições na Ilha dos Gatos desde 2012, estima-se que entre 400 e 750 animais selvagens vivem no local, sem interação humana. Os profissionais atuam como voluntários para ajudar no monitoramento e nos cuidados básicos dos gatos, como na alimentação e castração dos animais, a fim de conter o crescimento desordenado dos felinos, que vivem em condição de isolamento. 

Compartilhe essa matéria via:

Originalmente chamada de Ilha Furtada, a Ilha dos Gatos está situada a 8 quilômetros do continente, no município de Mangaratiba, no distrito de Itacuruçá, na Costa Verde. O local ganhou este nome pois, conta-se, na década de 1950, uma família tentou habitá-la com os seus respectivos bichos de estimação. A iniciativa, frustrada, trouxe os humanos de volta para o continente. Estes, por sua vez, deixaram os gatos para trás. 

Continua após a publicidade

Ao longo dos anos, os animais habitantes da ilha se reproduziram e outras pessoas repetiram o ato de deserdar os seus gatos na região. Considerado um crime ambiental no Brasil, previsto na Lei nº 9.605/1998, artigo 32, a pena para quem praticar o abandono de animais pode incluir: detenção de 2 a 5 anos de prisão, multa, proibição de guardas futuras de animais, além da cassação do direito de dirigir, nos casos em que o animal é abandonado em via pública. 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.