Obras na Serra das Araras avançam e primeiro viaduto fica pronto em maio

O investimento na ampliação já alcançou R$1,5 bilhão; intervenções devem terminar em 2029

Por Da Redação
Atualizado em 22 abr 2025, 14h17 - Publicado em 22 abr 2025, 14h17
serra-araras-rio-sao-paulo
Serra das Araras: obra deve dobrar número de faixas até 2029. (CCR RioSP/Divulgação)
Continua após publicidade

Com o objetivo de aumentar o número de faixas, as obras de ampliação na Serra das Araras atingem R$1,5 bilhão de investimento. O fim da intervenção está previsto para 2029 na descida para o Rio e 2028 no sentido São Paulo. 

Hoje, os motoristas têm duas faixas disponíveis para cada sentido. A intervenção aumenta o número para quatro faixas e cria acostamentos dos dois lados. A mudança reduz o tempo da subida em 25% e o da descida em 50%.

Cerca de 36% do tráfego nas Araras é de caminhões pesados. Quem passa com frequência na Serra sabe que acidentes são comuns. Quando ocorrem com caminhões, não é incomum que as autoridades precisem interditar alguns trechos.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

No começo deste ano, uma carga de frango tombou na pista sentido Rio após um caminhão bater em três veículos. A área ficou interditada por 13 horas e causou um engarrafamento de 33 quilômetros.

Continua após a publicidade

O primeiro viaduto, que fica pronto em maio, já deve ter as quatro faixas. No entanto, a concessionária ainda avalia se fechará duas dessas pistas para não provocar um estrangulamento do trânsito na sua saída, segundo O Globo. 

+ Zona Norte do Rio pode ganhar novo bairro? Entenda a proposta na câmara

Outros dois elevados devem ser abertos no último trimestre deste ano. A expectativa é que os viadutos desviem o trânsito e possibilitem as obras nas pistas, atualmente usadas pelos motoristas.

Continua após a publicidade

O traçado da Serra das Araras liga as duas maiores capitais brasileiras e, segundo estimativas do Ministério dos Transportes, metade do Produto Interno Bruto (PIB) do país passa pela Via Dutra. 

Newsletter

Por enquanto, as obras acontecem somente no sentido de subida. As pistas em direção ao Rio serão desativadas ao fim das intervenções.

Continua após a publicidade

O planejamento prevê que, ao fim da obra, seja criado um espaço para concentrar todos os comerciantes que vendem frutas à beira da estrada.

WhatsApp/Telegram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.