Sustenta Carnaval abre loja e oficinas para reaproveitar fantasias
Iniciativa de economia circular já desviou 60 toneladas do descarte e passa a vender peças avulsas e oferecer cursos de customização em janeiro
Mais de 60 toneladas de materiais usados pelas escolas de samba nos desfiles da Marquês de Sapucaí já deixaram de ir para o lixo graças ao Sustenta Carnaval — ação de economia circular que recolhe e destina os itens para reaproveitamento no Brasil e no exterior.
Após o fim da parceria com uma empresa de self storage, no fim de 2025, o acervo precisou se mudar para a Rua Pedro Ernesto, na Gamboa, marcando uma fase voltada à busca de novas colaborações.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Como parte da estratégia, o espaço passou a operar com vendas no varejo, permitindo que foliões montem suas próprias fantasias para os blocos a partir de peças reutilizadas.
Aberto de quarta a sexta, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h, o local recebe em janeiro workshops de customização, upcycling e confecção de adereços de mão e de cabeça. Em abril, outro ciclo de aulas começa com foco nos festejos juninos.
“O impacto social é o centro do projeto, que une cultura, educação e sustentabilidade”, resume a idealizadora Mariana Pinho.





