Ônibus poderão parar fora do ponto depois das 22h
A medida, que pretende aumentar a segurança dos usuários do transporte coletivo, foi publicada nesta segunda (6), no Diário Oficial do município
Uma novidade para os cariocas. Os ônibus que fazem linhas regulares no Rio estão obrigados a desembarcar passageiros fora dos pontos determinados pela Secretaria municipal de Transportes, das 22h às 5h, tanto nos dias úteis quanto nos feriados e fins de semana. A medida, que pretende aumentar a segurança dos usuários do transporte coletivo, foi publicada nesta segunda (6), no Diário Oficial do município. No entanto, a medida beneficia apenas idosos, mulheres, deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida e seus acompanhantes. Não atender a solicitação é considerado infração média, punida com multa no valor de R$ 130,16.
Para os passageiros
O decreto ressaltou que serão proibidos desembarques em viadutos, pontes, túneis, áreas de cruzamentos de vias que prejudique a circulação de veículos e pedestres, além de parcelas do itinerário que ocorram em vias exclusivas à esquerda do fluxo viário. A parada fora do ponto deve ser solicitada ao motorista com a antecedência necessária para que o mesmo obedeça as regras de segurança do Código de Trânsito Brasileiro.