Caça barulho: operação multa mais 19 bares por pertubação do sossego
Ações ocorreram no último fim de semana em estabelecimentos de todas as zonas da cidade, sendo doze multados somente na região do Centro e da Lapa
Quase vinte estabelecimentos cariocas foram multados no último fim de semana na “Operação Perturbação do Sossego”. Equipes da Secretaria de Ordem Pública e da Guarda Municipal percorreram bairros de todas as regiões da cidade entre sexta (12) e domingo (14).
+ Viralizou: youtuber filma feira de drogas ao ar livre em favela do Rio
Na sexta, seis bares da Zona Norte foram inspecionados e dois foram multados por estar com o som acima do permitido. No Cachambi, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) também participou da operação e infracionou um estabelecimento em R$ 4.000,00, além de descartar nove quilos de alimentos perecíveis.
Já no sábado, foram fiscalizados dez estabelecimentos na Zona Sul, nos bairros de Botafogo, Catete e Ipanema, sendo dois multados. Um deles, apesar de não ter violado o limite de som, ocupava parte da calçada com mesas e cadeiras vazias de forma irregular.
A operação se voltou à região central da cidade no domingo. Do total de quinze estabelecimentos fiscalizados, nas Ruas do Riachuelo, Taylor, Lapa, Rezende e Avenidas Mem de Sá e Gomes Freire, doze ganharam multas. Ainda foram realizadas ações na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Campo Grande, na Zona Oeste.
“Neste final de semana, nós fizemos mais operações na Zona Norte, Zona Sul e região da Lapa com foco em inibir comportamentos de determinados estabelecimentos que prejudicam a vida das pessoas que moram no entorno e que trabalham perto. Dessa forma, acreditamos que a gente valorize o empresário que cumpre as regras e, ao mesmo tempo, previna a perturbação do sossego”, afirma o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No caso de reincidência, a multa aumenta de valor. Desde o início desde ano, mais de 433 operação deste tipo foram realizadas e 92 multas foram aplicadas. A população pode denunciar casos de irregularidade pelo canal 1746, informando dados como o nome do estabelecimento, endereço, ponto de referência e horário.