Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Operação Verão: centenas de garrafas são apreendidas nas praias

Ataque a agentes da Seop e tumulto na saída da orla em Copacabana marcam o fim de domingo

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 out 2025, 12h46
Operação Verão
Seop aplicou 160 multas a barraqueiros no primeiro fim de semana de Operação Verão (Seop/GM/Divulgação)
Continua após publicidade

Oficialmente, o Verão só começa no dia 21 de dezembro, mas o clima neste domingo (5) de primavera no Rio de Janeiro foi de sol forte, céu aberto e praias lotadas.  Com as temperaturas alcançando os 35 graus, muitos cariocas e turistas resolveram se refrescar no mar e aproveitar o dia em vários pontos da orla, em um cenário digno de verão antecipado. Segundo a prefeitura, a Operação Verão, em atividade há um mês,  realizou, somente neste fim de semana,  190 fiscalizações com 31 multas aplicadas. Cenas de tumulto foram registradas em Copacabana, com ataques de ambulantes a agentes da Seopconfusão em ônibus lotados na saída da praia e detenção de suspeitos.

+Metanol: dois casos suspeitos de intoxicação são investigados no Rio

Com a crise do metanol, as ações conjuntas da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Guarda Municipal  tiveram como foco principal nos últimos dias o trabalho de repressão a ambulantes ilegais que vendiam bebidas destiladas na faixa de areia e no calçadão. Mais de 400 garrafas foram apreendidas. Muitas delas com o auxílio da tecnologia de drones.  Somente neste fim de semana foram 190 fiscalizações com 31 multas aplicadas. 

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Mais de mil agentes intensificam as fiscalizações de ordenamento urbano, o patrulhamento preventivo e o controle do trânsito desde o início da Operação Verão, no dia 5 de setembro. Desde então, equipes da SEOP realizaram fiscalizações em 980 barraqueiros legalizados e mais de 150 multas a barraqueiros legalizados foram aplicadas. Além da repressão a ambulantes ilegais, as operações têm como objetivo coibir o estacionamento irregular e dar mais fluidez ao trânsito na chegada e na saída das praias.

+Festival do Rio: cinema toma conta da cidade

Continua após a publicidade

O combate a ambulantes ilegais que comercializam bebidas destiladas resultou na apreensão de 401 garrafas somente nos últimos três dias. A Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) apreendeu ainda centenas de mesas, cadeiras, churrasqueiras, isopores, carrocinhas e outros itens não autorizados, mas utilizados por ambulantes ilegais ou barraqueiros.

Ação de fiscalização da Seop
Ordenamento na orla: cenas de tumulto foram registradas em Copacabana, com ataques de ambulantes a agentes da Seop (Seop/Divulgação)

Agentes da Seop são atacados por ambulantes ilegais

Agentes da Seop foram atacados por ambulantes ilegais neste domingo (5), durante a ação de fiscalização realizada pela prefeitura na Avenida Atlântica, na altura da Rua Santa Clara. Por volta das 15h, enquanto apreendiam um triciclo de bebidas irregular, alguns ambulantes arremessaram pedras nos agentes, ferindo um servidor na cabeça e quebrando o vidro de uma viatura operacional.

Com apoio de policiais militares, um ambulante foi detido e conduzido para a delegacia de Copacabana (12ª DP), onde permanece preso e vai responder pelos crimes de lesão corporal, dano ao patrimônio público e resistência. A ação foi registrada pelo drone operacional da Seop, que auxilia nas fiscalizações da orla. O agente ferido foi atendido no Hospital Municipal Souza Aguiar, liberado e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito.

Continua após a publicidade

Drones, câmeras e equipes integradas fortalecem as operações

Já as equipes da Coordenadoria de Ações Territoriais Integradas (Cati) abordaram nos últimos 30 dias 8.143 pessoas em situação de rua no perímetro da orla do Rio, com 213 delas aceitando o acolhimento municipal.  A prefeitura ressalta que todas as abordagens são realizadas com o apoio de assistentes sociais. Foram feitas verificações da ficha criminal de 1.490 cidadãos. Ao todo, 601 objetos perfurocortantes e oito simulacros foram apreendidos, além de grande quantidade de materiais entorpecentes. Dezoito pessoas foram conduzidas para delegacias policias e três permaneceram presas. Apenas neste fim de semana foram 618 abordagens e quatro acolhimentos.

A prefeitura acrescenta que todas as ações contam com o auxílio de drones. O Centro de Operações e Resiliência instalou 21 câmeras de longo alcance que estão monitorando o fluxo de pessoas e apoiando o trabalho das Forças de Segurança durante a Operação Verão. “É sempre bom lembrar que o cidadão pode contribuir com as ações denunciando pela Central 1746. Flanelinhas, ambulantes não legalizados e depósitos clandestinos, que armazenam dezenas ou até centenas de carrocinhas de gente que comercializa bebidas de procedência duvidosa, estão entre os nossos principais focos”, destacou o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior.

Prefeitura distribui pulseiras de identificação na praia
Pulseiras de identificação: mais de 20 crianças e adolescentes foram encontrados graças à distribuição de pulseiras (Seop/GM/Divulgação)

A Guarda Municipal aplicou mais de 30 mil multas por diversas irregularidades de trânsito em toda a cidade desde o início da Operação Verão, no dia 5 de setembro. Desde então, os agentes envolvidos na operação distribuíram 2.848 pulseiras de identificação nas praias e também nos parques da cidade. Graças a esse serviço, foi possível realizar o reencontro de mais de 20 crianças e adolescentes com seus responsáveis. Houve ainda prisão ou a condução de dezenas de pessoas para delegacias por crimes, como furto, roubos e desacato.

Continua após a publicidade

Além da orla nas zonas Sul e Sudoeste, a Operação Verão também é realizada no Parque Madureira Mestre Monarco, Parque Radical de Deodoro, Parque Oeste, Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, Parque Olímpico Rita Lee e o Parque Carioca da Pavuna; além da orla da Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá. A ação envolve as Secretarias de Ordem Pública (SEOP), CET-Rio, Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Transportes.

Compartilhe essa matéria via:

 

Desordem toma conta da saída da praia em Copacabana

Além das praias lotadas, o  domingo (5) teve cenas de confusão e vandalismo na orla da Zona Sul. Segundo o perfil Zona Sul Urgente, dezenas de jovens participaram de um “rolezinho” de bicicleta pelas ruas do Rio, atravessando o Túnel Santa Bárbara em direção à Zona Sul e seguindo pela Avenida Pinheiro Machado, em direção a Botafogo.

Embora o clima tenha sido de alegria entre os participantes, o trânsito foi afetado, gerando congestionamentos e preocupações devido a várias imprudências. O perfil também registrou imagens de desordem e ônibus lotados na saída da Praia de Copacabana no mesmo dia.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês