Por que orçamento para 2025 prevê déficit de mais de 14 bilhões de reais

Na justificativa apresentada à Alerj, o governador diz que o objetivo é assegurar que o estado continue a cumprir com suas obrigações fundamentais

Por Da Redação
2 out 2024, 15h49
governador-rio-claudio-castro
Claudio Castro: governador espera renegociar dívidas com a União (./Divulgação)
Continua após publicidade

O governo do estado enviou à Assembleia Legislativa (Alerj) o Projeto de Lei com o orçamento para o ano que vem e a previsão é de déficit de mais de 14 bilhões de reais.

O projeto prevê receitas de 107,5 bilhões de reais, mas as despesas ultrapassam os 122 bilhões de reais, apontando o déficit de 14,6 bilhões de reais.

Esse valor é mais alto que o previsto inicialmente pelo governo e bem mais alto que o déficit de 2024, que ficou em 8,5 bilhões de reais. O governo do estado alega que cerca de 80% do valor previsto é referente a dívidas com a União. O montante das dívidas chega a 198 bilhões de reais.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

A Segurança Pública representa o maior gasto previsto para 2025: 19 bilhões de reais. Em seguida, vem a Saúde, com 12 bilhões de reais e, em terceiro lugar, a Educação, que aparece em terceiro, com 10 bilhões de reais do orçamento.

Continua após a publicidade

Na justificativa apresentada à Alerj, o governador Cláudio Castro diz que o objetivo é assegurar que, mesmo diante das limitações orçamentárias, o estado continue a cumprir com as suas obrigações fundamentais, como o pagamento dos servidores, o financiamento das áreas prioritárias para o estado e o investimento em infraestrutura básica.

+ Polícia busca mulher que ofereceu bombom envenenado a crianças

A Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa vai analisar o documento, que  depois passará pelo plenário para receber emendas. O orçamento tem que ser votado pelos deputados até o fim do ano.

Continua após a publicidade

+ Festival do Rio: os filmes imperdíveis das mostras competitivas

O governo disse que trabalha incansavelmente para garantir a saúde financeira do estado e que uma das principais medidas é tornar sustentável a dívida com a União.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.