Rio recebe o Pan-Americano de ginástica no Parque Olímpico da Barra

A competição será realizada entre os dias 4 e 6 de junho, ultima oportunidade para o Brasil obter mais vagas na modalidade para os Jogos de Tóquio

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 mar 2021, 11h36
Parque olímpico
Parque Olímpico da Barra: complexo foi desmembrado e o material usado em outras regiões da cidade (Alex Ferro/Divulgação)
Continua após publicidade

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) confirmou, nesta terça (16), que o Campeonato Pan-Americano será realizado no Parque Olímpico da Barra, na zona oeste do Rio. As disputas da ginástica artística ocorrem entre os dias 4 e 6 de junho, enquanto as de ginástica rítmica e de trampolim estão agendadas entre os dias 11 e 13 do mesmo mês.Rio recebe o Pan-Americano de ginástica no Parque Olímpico da BarraRio recebe o Pan-Americano de ginástica no Parque Olímpico da Barra

+ Aplicativos de transporte serão cobrados pelo uso de vias públicas no Rio

Será a última oportunidade para o Brasil obter mais vagas para a Olimpíada de Tóquio (Japão). Atualmente, o país está garantido na ginástica artística com Flávia Saraiva na disputa feminina e a equipe masculina (com quatro atletas). Mais dois atletas (um por gênero) podem se classificar na modalidade. Na ginástica rítmica, Bárbara Domingos e Natália Gaudio, que disputaram o Mundial de 2019, em Baku (Azerbaijão), brigam por um lugar nos Jogos.

Inicialmente, o Pan seria realizado em Birmingham (Estados Unidos), mas a USA Gymnastics (federação norte-americana) abriu mão do evento. Em setembro de 2020, a CBG manifestou interesse de receber a competição caso os Estados Unidos desistissem. Em janeiro, o campeonato foi confirmado no Brasil, ainda sem definição de sede.

+ Com aumento, conta de luz do Rio passa a ser a terceira mais cara do país

Continua após a publicidade

Se o torneio não acontecer devido à pandemia do novo coronavírus, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) distribuirá as vagas destinadas às Américas tendo o Mundial de 2019 como referência. Neste caso, o Brasil teria classificado as atletas Thais Fidelis (ginástica artística feminina) e Bárbara Domingos (ginástica rítmica).

“Ao longo de um ano em que a pandemia foi oficialmente decretada pela OMS [Organização Mundial da Saúde], nós aprendemos muito e hoje contamos com protocolos sanitários cada vez melhores. Realizamos com sucesso diversas ações, como a Missão Europa, em Portugal, e os estágios de treinamento presenciais com atletas das categorias adultas e de base. Junto com os especialistas que atuam com a CBG, desenvolvemos uma logística para que todo o Pan transcorra com a maior segurança sanitária”, afirmou o coordenador Geral e de Eventos da entidade, Henrique Motta, em nota oficial.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.