Continua após publicidade

Não foi a primeira vez que o Bondinho do Pão de Açúcar parou

Em 1935, uma batalha no entorno da Praia Vermelha atingiu o monumento e a espera pelo equipamento de reposição, trazido da Europa, demorou meses

Por Pedro Tinoco
Atualizado em 14 ago 2020, 19h25 - Publicado em 14 ago 2020, 07h00
 (Alexandre Macieira/Divulgação)
Continua após publicidade

As medidas anunciadas são as de praxe nos dias de hoje: uso obrigatório de máscaras, sinalização para orientar o distanciamento, incentivo à compra de ingressos on-line, diminuição do público, medição de temperatura e álcool, muito álcool 70, disponível em todos os cantos do parque.

+Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Regras cumpridas, o Bondinho do Pão de Açúcar, depois de suspender a operação no dia 17 de março, volta a receber visitantes neste 15 de agosto. Foi a segunda vez, em 107 anos de atividade, que a atração ficou tanto tempo fora de operação.

+As novidades para a comemoração dos 10 anos da ArtRio

Na primeira, a culpa foi da Intentona Comunista, tentativa de tomada do poder deflagrada em 1935 que provocou uma batalha no entorno da Praia Vermelha. Revolucionários abrigados no 3º Regimento de Infantaria, aos pés do Morro da Urca, trocaram chumbo com tropas legalistas protegidas por barricadas montadas na Avenida Pasteur.

Continua após a publicidade

+A imagem da mulher negra com grilhão no pescoço e mordaça está diferente

Sobrou para o bondinho, que teve os cabos da Linha 1 (o primeiro trajeto da viagem turística, até o Morro da Urca) atingidos por disparo. A espera pelo equipamento de reposição, trazido da Europa, demorou meses. O passeio, desta vez, volta a funcionar de quinta a segunda-feira, das 10h às 19h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.