Parada do Orgulho LGBT chega à 20ª edição carioca
Com o lema “Palavras Ferem, Violência Mata”, evento ocupa a orla de Copacabana neste domingo (15)
Com o lema “Palavras Ferem, Violência Mata”, a Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro chega a sua 20ª edição neste domingo (15), na orla da Praia de Copacabana. Mais uma vez, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes tomarão as ruas em uma festa pelo respeito à diversidade, pela igualdade de direitos e pelo fim do preconceito e do ódio. O público será embalado por música eletrônica, pop e MPB mixadas por DJs a bordo de cinco trios elétricos, a partir das 13h. Pelo oitavo ano consecutivo, a divina diva Jane Di Castro abrirá a Parada cantando o Hino Nacional.
+ Fiocruz lança glossário sobre violência contra mulher
Entre as principais causas defendidas na parada deste ano está a desconstrução da ideia de “família tradicional”, com a presença do movimento Mães pela Diversidade na ala de abertura, lutando contra o Estatuto da Família. A proposta do Grupo Arco-Íris é mostrar à população que o núcleo familiar pode ser formado tanto por heterossexuais, quanto por gays, com filhos legítimos ou adotados. Outros movimentos como o Igualdade na Veia, que propõe o fim da restrição a doadores de sangue considerados inaptos por causa de sua orientação sexual, e a Marcha das Mulheres Negras, também participarão do evento.
Ação social
O evento organizado pelo Grupo Arco-Íris vai muito além do animado desfile em Copacabana. As atividades na orla começam bem antes, a partir das 9h, com a programação da Ação, Orgulho e Cidadania. Até as 16h, tendas oferecerão serviços variados à população, como vacinação contra a hepatite B, testagem rápida para HIV e hepatites B e C, distribuição de preservativos e atendimento jurídico.
Este ano, a empresa Manpower e o Comitê Olímpico também estarão presentes cadastrando lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais para preencherem as vagas de emprego para os Jogos Rio 2016. Eles também poderão entregar as medalhas nas cerimônias de premiação durante os jogos olímpicos.
Vera Fischer, com perna de fora e brilhantismo, debate etarismo em peça
Obras nas Lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá mostram seus primeiros resultados
VEJA RIO COMER & BEBER 2025: confira a lista de premiados