Passageiros optam por moto para economizar tempo, aponta pesquisa
Tempo de viagem e velocidade são prioridades para passageiros
Segundo o estudo Motivações racionalidades pela escolha da motocicleta como meio de transporte individual na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o tempo excessivo gasto no trânsito tem levado à troca dos transportes coletivos pelas motos, tanto particulares como de aplicativos.
O levantamento revelou que os passageiros têm dado prioridade a velocidade e a versatilidade sobre duas rodas, mesmo com riscos mais elevados. Além disso, o transporte coletivo se tornou menos atraente para aqueles que consideram o tempo de deslocamento mais importante que o custo da passagem e a própria segurança.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Embora o tempo de viagem seja fator de prioridade para os que optam pelas motos, o estudo revelou que 78% substituiriam o veículo de duas rodas pelo ônibus se os deslocamentos fossem mais rápidos, 42% afirmaram que fariam a troca se a viagem fosse até cinco minutos menor e 24,18% se o tempo fosse igual.
A pesquisa inédita foi coordenada pela Coppe/UFRJ, com base em 2 616 entrevistas, feitas no período entre 18 de junho e 1º de agosto, em 22 municípios.





