Policiais do Rio vão usar câmeras no uniformes durante operações
As imagens serão utilizadas como testemunhas para possíveis casos de uso desproporcional da força pelos agentes ou falsas acusações
O Governo do Rio anunciou que será adotado o uso de câmeras portáteis nos uniformes de agentes militares e civis que atuam em nos órgãos e instituições de segurança pública e fiscalização do estado.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial do dia 22 de março, as imagens gravadas serão utilizadas como provas durante as ações, atuando na fiscalização de possível uso desproporcional da força e na proteção dos agentes nos casos de falsas acusações. “Essa câmera vai ser uma testemunha que o servidor carregará no peito dele”, afirma tenente-coronel Rodrigo Laviola, superintendente do Programa Segurança Presente.
+ Confira o cronograma de vacinação de idosos acima de 67 anos
Os equipamentos vão registrar as imagens por 12 horas ininterruptas. As ações rotineiras ficarão armazenadas por 60 dias, enquanto ocorrências maiores deverão ser armazenadas por no mínimo um ano.
+ Apoie o comércio local: donos de bares lançam campanha durante decreto
A aplicação da tecnologia está prevista até o fim do primeiro semestre deste ano. O número de câmeras a ser adquirido pelo governo ainda não foi definido.