Porto Maravilha ganha painel de grafite que exalta lideranças negras

Mural é o marco inicial do Parque Arte, corredor cultural que vai aliar arte urbana e feiras de empreendedorismo e gastronomia

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 5 jul 2021, 19h11 - Publicado em 5 jul 2021, 18h37
Painel colorido, pintado por Acme na Zona Portuária, tem líderes do movimento negro
Acme> grafiteiro levou mais de um mês na confecção do gigantesco painel na Zona Portuária (Carlos Külps - Consulado Geral dos EUA - RJ/Divulgação)
Continua após publicidade

O Porto Maravilha ficará mais colorido nesta terça (6), com a inauguração do painel Visões de resistências, Sonhos de Liberdade. O mural criado pelo artista Acme tem 420 metros quadrados e homenageia líderes da luta pela igualdade racial do Brasil e dos Estados Unidos.

+ Prefeitura nega ter aplicado doses de vacina vencida

O painel fica na Avenida Professor Pereira Reis, perto da região conhecida como Pequena África, palco de inúmeros marcos da luta de africanos escravizados no Brasil e a dois quarteirões do Cais do Valongo, principal porto de entrada de escravos no continente americano, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.

+ Nise da Silveira ganha homenagem em exposição no CCBB

Resultado de uma iniciativa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, com o apoio do Núcleo de Ativação Urbana (NAU), o painel é o marco inicial do Parque Arte, corredor cultural que vai reunir arte urbana e feiras de empreendedorismo e gastronomia.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“Queremos promover, neste espaço, a economia da Zona Portuária, além de enriquecer culturalmente a comunidade que vive no entorno e transformá-lo num atrativo ponto turístico na cidade”, planeja Hiroshi Shibuya, CEO do NAU.

+ Irreverentes, influenciadores de favelas entram na mira de grandes marcas

Continua após a publicidade

O painel também conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), responsável pelo Porto Maravilha, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.