Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Prefeito Eduardo Paes revoga decreto que limitava vida útil de táxis

Medida libera veículos de qualquer ano de fabricação para circular a trabalho na cidade

Por Redação
4 abr 2025, 11h59 •
taxi
Taxímetro adulterado: dispositivo era controlado pelo motorista, que fazia o preço da corrida aumentar mesmo com o carro parado (./Getty Images)
Continua após publicidade
  • O prefeito Eduardo Paes revogou o decreto que ele próprio havia publicado, e estabelecia um limite de 10 anos para os motoristas de táxi mudarem de veículo. Segundo a nova decisão, os carros ficam obrigados, após esse período, a realizar uma vistoria anual. O limite da vida útil dos carros segue em debate na prefeitura, que move uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra a lei e cabe ao Tribunal de Justiça decidir se a norma da troca obrigatória continuará válida.

    + Chuva forte deixa o Rio em estágio 2; saiba o que isso significa

    O Sindicato dos Taxistas Autônomos do Município do Rio (Stam-RJ) comemorou a revogação do decreto, afirmando que a lei prejudicaria os trabalhadores que circulam com veículos bem conservados, por mais que o ano de fabricação seja superior a 10 anos. “Esse recuo do prefeito é resultado direto da pressão da categoria. Seguimos em luta pela segurança jurídica, pela valorização do taxista e pelo cumprimento integral da lei. Unidos, mostramos que a categoria tem voz e tem força”, disse o sindicato, através de um comunicado.

    Compartilhe essa matéria via:

    Com a nova decisão, fica valendo o texto da lei sancionada em agosto de 2024, que diz que veículos de qualquer ano de fabricação poderão circular como táxi na cidade.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês