Será que rola? Eduardo Paes se engaja na expansão do metrô até o Recreio
Prefeito negocia com o estado liberação de potencial construtivo para financiar Linha 6 em troca de integração do Jaé com Riocard e gestão dos trens

O prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para afirmar que na manhã desta sexta (10) encaminhou ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis, posição favorável à expansão do metrô do Rio, com a criação da Linha 6. Ela seguiria até o Recreio, na Zona Oeste, atendendo ainda Jacarepaguá e a Zona Norte. “Para tal, a prefeitura do Rio está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a financiar a obra”, afirmou. Paes acrescentou que solicitou ao secretário, como contrapartida, que o estado a integração imediata do RioCard com o Jaé e a gestão dos trens urbanos na capital.
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“Solicitei ao secretário como contrapartida, que o Estado faça imediatamente a integração do Riocard com o Jaé (o que acaba com a caixa preta dos empresários de ônibus) e que a prefeitura possa assumir a supervia no território do município”, disse Paes no X. O prefeito ainda disse que pretende fazer “com a Supervia a mesma recuperação que fizemos com o BRT”. E concluiu: “É muito tempo de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui. Tenho certeza que a parceria dará muitos frutos”.
O governo do estado ainda não se manifestou sobre as propostas da prefeitura. A integração com os modais estaduais — metrô, trens e barcas — é um do obstáculos para o sucesso da implantação do cartão Jaé. Segundo o estado, ela está condicionada à aprovação do Poder Judiciário. Em fevereiro, o Tribunal de Contas do Município determinou que a prefeitura do Rio suspendesse o ato que autorizou a venda da empresa que opera o Jaé. Em teoria, a Autopass, empresa de São Paulo, passou a ser dona do Consórcio Bilhete Digital (CBD), que opera o Jaé. De acordo com o TCM, a prefeitura ignorou uma liminar da Justiça que suspendia a venda da empresa, já que a segunda
colocada na aquisição da bilhetagem tem preferência na aquisição.
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Em relação à Supervia, a 6ª Vara Empresarial da Capital do Tribunal de Justiça do Rio homologou em dezembro passado o acordo firmado entre o governo do estado e a SuperVia para dar início à saída da atual concessionária para que uma nova empresa assuma a operação do sistema de trens metropolitanos. A concessionária segue em recuperação judicial, e o acordo estabeleceu um período de transição de 6 a 9 meses para que os serviços de trens urbanos na capital e Região Metropolitana sejam transferidos para responsabilidade de nova operadora.