Prefeitura embarga construção no Joá, mas vizinhos dizem que obra continua
Influenciador digital é o proprietário da mansão que excede a área permitida e desobedece normas do Patrimônio Histórico
Uma mansão avaliada em mais de R$ 10 milhões está prestes a ser demolida pela prefeitura, de acordo com a Secretaria de Ordem Pública. O imóvel que pertence ao criador de conteúdo digital Pedro Cardoso Novellino está em construção e fica no Joá, com vista para o mar, em área nobre de mansões, com mais de mil metros quadrados de área construída. A costrução de três andares, porém, na Rua Alberto Wolf Teixeira, está em situação irregular.
+ Ministério vai ouvir policiais após ação com morte de criança na Ilha
Em julho de 2022, a construção na área do Parque Nacional da Tijuca, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), teve o projeto indeferido pelo órgão. Mas mesmo assim a obra prosseguiu em atividade.
De acordo com a legislação, a taxa de ocupação do terreno nesta área corresponde a 10% do total do terreno, e a área total construída pode ser de 400 metros quadrados em dois pisos superpostos, escalonados. No entanto, o projeto da mansão excede os limites com mais de 1400 metros de área construída.
A obra voltou a chamar a atenção da Associação de Moradores de São Conrado, que decidiu formalizar uma denúncia junto à Gerência de Licenciamento e Fiscalização da SMDEIS, no último dia 31. No mesmo dia, o órgão determinou a paralisação imediata da construção e a demolição ou legalização do projeto, sob pena de pagamento de multa em caso de desobediência. Mas a licença de obra concedida em junho de 2022 só foi cancelada no dia 4 de agosto deste ano.
Esta semana, os moradores da região flagraram, novamente, operários trabalhando na obra e caminhões de concreto no terreno. E a Associação de Moradores de São Conrado, que decidiu formalizar uma denúncia junto à Gerência de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDEIS), no último dia 31.
A secretaria municipal de Ordem Pública informou que recebeu o processo de laudo de vistoria, que determina a demolição da construção, e já encaminhou uma equipe ao local que afixou o laudo informando que o prédio será demolido.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O proprietário, Pedro Cardoso Novellino se apresenta nas redes sociais como “de família rica, que estudou nos melhores colégios do Rio e largou tudo para viver de internet”. Ele diz nas redes que já vendeu mais de 15 mil cursos de marketing digital.