Continua após publicidade

Prefeitura faz choque de ordem na Void e retira mobiliário

Misto de loja e bar em Botafogo foi alvo de fiscalização nesta quarta (19), que alegou irregularidade na ocupação da calçada da Rua Voluntários da Pátria

Por Rafael Cavalieri
19 jul 2017, 13h21
Arquibancada foi retirada e levada pela fiscalização (Rafael Cavalieri/Veja Rio)
Continua após publicidade

A unidade de Botafogo da Void, misto de loja e bar badalada e reduto de gente descolada, foi alvo de uma ação de ordenamento comandada pela Superintendência da Zona Sul na manhã desta quarta (19), pouco depois das 11h. Mesas, cadeiras, bancadas, miniarquibancada e até o armário onde ficavam cascos de cerveja vazios foram retirados por agentes da Prefeitura do Rio. Trata-se da segunda etapa da operação que já havia proibido bares da região de ocupar espaços como o viaduto no fim da Rua Voluntários da Pátria, além de parte da calçada do mesmo logradouro.

+ Baderna em áreas boêmias cria transtorno para moradores

As outras lojas não foram afetadas por não terem mesas ou cadeiras fixadas na calçada. Esse, aliás, foi o ponto defendido por Marcelo Maywald, da Superintendência Regional da Zona Sul. O funcionário público afirmou que a Void Botafogo não tinha autorização para ocupar daquela maneira o espaço público.

void-1
No caminhão, o mobiliário sendo levado (Rafael Cavalieri/Veja Rio)

“Foram realizadas reuniões prévias e eles estavam cientes das regras. É irregular esta ocupação e por isso fizemos o recolhimento das mesas. Cansamos de ouvir reclamações de moradores e transeuntes”, afirmou Marcelo, que diz não ter a intenção de prejudicar nenhum tipo de comércio. “Sabemos que é grave a crise, mas não podemos deixar que isso atrapalhe a ordem pública. É preciso um mínimo de organização para todos saírem ganhando”, completou.

Continua após a publicidade
void-3
A ação ocorreu na manhã desta quarta (19) e chamou atenção dos comerciantes vizinhos (Rafael Cavalieri/Veja Rio)

As novas regras acordadas, segundo Maywald, incluem, entre outros pontos, horários para fechamento, fim de som amplificado no exterior dos estabelecimentos e mesas móveis que deixem um espaço livre de dois metros na calçada. Os horários definidos são de domingo a quarta até 1h, quinta até as 2h, e sextas e sábados até 3h.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.