Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Decreto da prefeitura proíbe o uso de caixas de som nas praias do Rio

Em caso de descumprimento da lei, os equipamentos sonoros serão apreendidos na areia pela Guarda Municipal

Por Agência Brasil
26 abr 2022, 16h02 • Atualizado em 26 abr 2022, 19h14
caixa-de-som=volume-alto-praia
Poluição sonora: aparelhos de som ligados no volume máximo são motivo de 480 queixas ao serviço do 1746 da prefeitura este ano. (Arquivo/Veja Rio)
Continua após publicidade
  • O uso de caixas de som nas praias não é permitido na capital, agora por decreto do prefeito Eduardo Paes, publicado na edição desta terça (26) do Diário Oficial do Município. O ato dá “efetividade à proibição legal de utilização de caixas de som ou quaisquer meios de amplificação sonora nas praias da Cidade do Rio de Janeiro”.Decreto da prefeitura proíbe o uso de caixas de som nas praias do RioDecreto da prefeitura proíbe o uso de caixas de som nas praias do Rio

    Compartilhe essa matéria via:

    O decreto determina ainda a apreensão dos equipamentos pela Guarda Municipal do Rio no caso de descumprimento. O recolhimento será formalizado com a emissão de Termo de Retenção de Equipamento Sonoro (TRES) e deverá ser objeto de resolução.

    A exceção é para o uso dos equipamentos de amplificação sonora exclusivamente para a promoção de atividades desportivas ou de lazer devidamente autorizadas pela prefeitura. Caixas de som também são permitidas em eventos autorizados pelo município, em áreas públicas e particulares no município. O objetivo do decreto é tornar eficazes as medidas de controle e fiscalização das fontes de poluição sonora nas praias e parques da cidade.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    O colunista da VEJA RIO Tulio Brandão havia abordado a questão no texto  Praia não é boate: a guerra das caixas de som nas areias, em que afirma que os aparelhos portáteis acabam por arruinar a coleção de sons naturais, necessários e permitidos nas praias da cidade.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês