Previsão de fortes chuvas no Rio gera alerta de ‘grande perigo’ pelo Inmet
Estado pode ter 500mm de precipitação entre sexta (22) e domingo (24), com riscos de enchentes e desabamentos ; temperatura cai a uma mínima de 18°C
Após um longo e infernal verão – que acabou oficialmente na terça (19), apesar de os termômetros ainda poderem alcançar 40°C nesta quinta (21), de acordo com a previsão -, as águas de março estão previstas para fechar a estação chegam a partir desta sexta (22) com perigosa intensidade. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “aviso de grande perigo” para chuvas fortes na Região Sudeste nesta data, e o estado do Rio de Janeiro é o que mais preocupa. Meteorologistas esperam “chuva extrema” para a região até domingo (24).
+ Epidemia, parte 6: dengue retorna ao Rio com força total em 2024
De acordo com o Alerta Rio, nesta quinta (21) a temperatura pode chegar a uma máxima de 40°C, num céu com muitas nuvens. Chuvas estão previstas para chegar no fim da tarde. Já na sexta (22), a temperatura cai, chegando a uma mínima de 18°C, e a probabilidade de chuva é de até 90 milímetros, persistindo durante todo o fim de semana.
“Esta é uma situação muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Nesses dois dias, a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”, informa o Climatempo sobre o período enter sexta (22) e sábado (23).
O instituto também alerta para riscos de transbordamento de rios e deslizamentos de terra. Há alto potencial para a ocorrência de enchentes e enxurradas. “Estima-se que, em algumas áreas, sobretudo na Baixada Fluminense, litoral norte e na Região Serrana, entre a quinta (21) e o domingo (24), possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados)”, acrescenta o Climatempo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em entrevista ao Globo, o diretor de Operações do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), o meteorologista Marcelo Seluchi, afirmou que todos os modelos coincidem em projetar chuvas extremas e por isso o órgão alertou a Defesa Civil Nacional para uma intensidade de chuva similar à da tragédia da Região Serrana, em janeiro de 2011. Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) há a possibilidade de transbordamentos e inundações nas regiões da bacia do Rio Piabanha, bacia do Rio Dois Rios e na Baía de Guanabara, com volume de chuva de 400 a 500mm ao longo dos próximos quatro dias.