Previsão do tempo: ondas podem alcançar até 4 metros nas praias do Rio

Também são esperados ventos fortes a muito fortes (acima de 76 km/h), nesta quinta (19); pela manhã, recorde de frio foi novamente batido: 11,5 graus

Por Da Redação
19 Maio 2022, 12h42
Ressaca no Rio (maio 2022)
Ressaca: em alto mar, ondas podem chegar a 6 metros. (Fabio Motta/Prefeitura do Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Ondas de 2,5 a 4 metros podem atingir a orla do Rio até as 21h desta sexta (20). A Marinha do Brasil, em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e outras instituições, emitiu um alerta sobre ventos e ondas na cidade nesta quinta (19), por causa da aproximação da tempestade subtropical Yakecan. De acordo com as medições, a tempestade se encontra atualmente a aproximadamente 310 km a leste da costa do estado de Santa Catarina.

+ Quando o Museu do Índio, localizado em Botafogo desde 1978, vai reabrir?

O prognóstico de deslocamento da Yakecan indica que ela deve produzir ventos intensos nas proximidades do litoral entre os estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, podendo atingir de 92 km/h, em alto-mar, e até 75 km/h junto à costa, até o final desta quinta (19). O mar vai sofrer a influência da tempestade e pode estar grosso a muito grosso, com ondas muito grandes, de 3 e 6 metros, em alto-mar, e com possibilidade de ressaca. Na faixa litorânea as ondulações podem chegar a 4 metros. A Marinha do Brasil alerta ainda que navegantes, comunidades pesqueiras e esportistas consultem a evolução das condições climáticas antes de se lançar ao mar.

De acordo com o Alerta Rio, há previsão de ventos fortes (de 52 km/h até 76 km/h) a muito fortes (acima de 76 km/h), nesta quinta (19) na cidade do Rio. Um sistema de baixa pressão no oceano influenciará o tempo, deixando o céu com nebulosidade variada e previsão de chuviscos ou chuva fraca a partir do fim da tarde. As temperaturas seguem amenas, com mínima de 11ºC e máxima de 24ºC. Já na sexta (20), o tempo permanece instável e há previsão de chuva fraca isolada a qualquer momento. Os ventos ainda poderão ser muito fortes durante a madrugada, passando a moderados a fortes a partir da manhã. Estimativa de chuva menor que 5 mm nesse período.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O Rio voltou a bater o recorde de frio do ano nesta madrugada: às 4h desta quinta (19), a Vila Militar marcou 11,5 graus, 0,3 grau abaixo da mínima desta quarta (18), quando o Inmet destacou que a cidade foi a capital mais seca do país, com o valor mínimo de 25% de umidade no ar. O índice de Umidade do Ar (UR) é medido pela estação que fica na Vila Militar, na Zona Oeste da cidade, e que é utilizada como referência para a capital. A baixa umidade do ar demanda atenção para a saúde respiratória, já que pode provocar ressecamento das mucosas das vias aéreas e tornar as pessoas mais suscetíveis a infecções virais e bacterianas, assim como favorece o aparecimento de alergias.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.