Como funciona a primeira loja física do Enjoei no Rio, aberta no Downtown

Inauguração da franquia carioca aquece mercado de moda circular e fortalece tendência de consumo de peças de segunda mão

Por Carolina Ribeiro
Atualizado em 12 jun 2025, 18h26 - Publicado em 12 jun 2025, 18h18
Consumo consciente: primeira loja do Enjoei chega ao Rio e fica na Barra
Consumo consciente: primeira loja do Enjoei chega ao Rio e fica na Barra (./Divulgação)
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O consumo de peças de segunda mão é uma tendência que veio para ficar. Quem embarcou nesse caminho – digamos, sem volta – e já ficou craque em garimpar itens com personalidade, história e um preço acessível já pode visitar a primeira loja física do Enjoei na Cidade Maravilhosa. Inaugurada no mês de junho, na Barra da Tijuca, a franquia ocupa um espaço de 150 metros quadrados no Shopping Downtown e traz uma seleção de vestidos, calças, camisas, saias, acessórios, entre outros itens, de marcas nacionais e estrangeiras. “O Rio de Janeiro é um mercado dinâmico e alinhado com as tendências do consumo consciente. A chegada do Enjoei atende a uma demanda crescente por moda circular de qualidade e fortalece nossa posição neste segmento”, propõe Elaine Capriol, franqueada da marca.  

Moda circular: fachada da loja no Shopping Downtown
Na vitrine: fachada da loja no Shopping Downtown (./Divulgação)

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A plataforma nasceu no universo digital, em 2009, com a proposta de ser um blog para vender roupas pouco usadas e em bom estado. Três anos depois, foram criados o site e aplicativo, já com um acervo generoso de peças com valores até 70% abaixo do mercado. Entre os passos galgados em 2020, a marca fez parcerias com famosas como Anitta, Preta Gil, Juliana Paes, Sabrina Sato, entre outras, que colocaram os seus armários para jogo e atraíram a marca de mais de 1 milhão de compradores e 2 milhões de vendedores para a plataforma. No ano passado, o Enjoei materializou a primeira loja física. Os três primeiros pontos em operação encorajaram as fundadoras a ampliar o portfólio – já que 70% dos frequentadores são novos clientes, sendo 20% fidelizados, e 30% deles gastam de duas a cinco vezes mais em lojas físicas.

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Hoje, contando com a inauguração no Rio, a marca tem cinco pontos de vendas no país (são três em São Paulo, um em Goiânia e o que aterra por aqui). E a boa notícia é que na lojinha carioca é possível vender as suas peças (mediante agendamento online), além de fazer as suas compras, claro. A expectativa, para os próximos meses, é chegar a 30 novos espaços físicos. De acordo com um estudo do Boston Consulting Group, que analisou o mercado de venda de peças de segunda mão, a ampliação da rede pode movimentar até 58 bilhões de reais no Brasil nos próximos dois anos. “Expandir o Enjoei por meio de franquias é um passo importante para ampliar o alcance da moda circular e conectar mais pessoas a um consumo consciente e sustentável”, afirma Joel Queiroz, COO do Enjoei. 

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