Primeiro dia do Jaé: cartão ainda causa dúvidas nos usuários
Comissão da Câmara Municipal identifica filas de 1h30 e problemas que consideram como impeditivos para a implementação do cartão neste momento

Longas filas, desinformação e dificuldades técnicas: essa é a avaliação Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara Municipal para o primeiro dia útil de exclusividade do cartão Jaé no Rio de Janeiro, nesta segunda (4).
A fiscalização, coordenada pelo vereador Pedro Duarte (Novo), utilizou sete equipes para verificar treze pontos da cidade. Foram encontradas filas de espera superiores a 1h30 em postos de atendimento, especialmente para retirada e recarga do novo cartão.
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Para a comissão, os problemas encontrados pela cidade impedem que o Jaé seja adotado como pagamento único. No BRT do Jardim Oceânico, por exemplo, foram encontradas mais de 50 pessoas que esperavam sob o sol pela ação do único atendente do Jaé no local, além de funcionários da SEOP sem preparo.
Enquanto, no Terminal Gentileza, estruturas com cadeiras amparavam uma espera de 30 minutos, em Madureira, falhas em máquinas de recarga e guichês, acarretaram em 45 minutos. Na Dona Mariana em Botafogo, as filas eram ainda mais cheias: de 1h30 com aglomeração, o que levou usuários a desistirem do atendimento.
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No Supercentro do Jaé, em Campo Grande, as filas grandes se repetiram junto da falta de informação e reclamações sobre reembolso do RioCard. O Terminal da Alvorada na Barra da Tijuca teve como agravante à desinformação, recargas que não apareciam no saldo e atraso na entrega dos cartões.
Problemas com o maquinário foram verificados na Praça Nelson Mandela, em Botafogo, na validação de cartões e na venda de cartões unitários via Pix, o que gerou revolta. Em Deodoro, uma máquina estava indisponível e o atendimento transferido para a Vila Olímpica. Já Bangu passou por uma falta de validadores na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, apesar de ser um ponto de retirada de cartões do Jaé.
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Em nota, a Prefeitura informou que está acompanhando de perto os primeiros dias de operação exclusiva do Jaé nos transportes municipais:
“Equipes foram mobilizadas ainda de madrugada por toda a cidade para orientar, auxiliar os passageiros e garantir uma transição tranquila.
Nesta manhã, a operação transcorreu de forma positiva e dentro do esperado para o primeiro dia útil. Até 12h, 1 milhão de pessoas utilizaram o Jaé — um crescimento de 168% em relação ao mesmo período da segunda-feira passada. Mais de 80% dos usuários do transporte público municipal já estão utilizando o novo sistema.
Eventuais problemas estão sendo prontamente identificados e solucionados em parceria com a equipe do Jaé, com o objetivo de assegurar uma resposta rápida e eficiente para os usuários.
Desde junho, o atendimento nos postos do Jaé foi significativamente reforçado. Seis novos superpostos foram criados, totalizando 19 unidades em funcionamento. Além disso, o horário de atendimento foi ampliado, passando a funcionar das 7h às 19h, para melhor atender à população.”
O novo cartão se tornou de uso exclusivo em todos modais municipais: ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos. Veja as regras e como usar o cartão em VEJA Rio.