Primeiros grupos de cariocas resgatados de Israel já estão na cidade
Eles chegaram em um voo da FAB e em outro, comercial; mais repatriados estão a caminho da Base Aérea do Galeão, com chegada prevista para 3h de quinta (12).
Os primeiros 40 cariocas vindos em um jato da Força Aérea Brasileira de Israel chegaram ao Rio às 8h40 desta quarta (11). O grupo estava no voo que pousou em Brasília de madrugada. Como aconteceu com os passageiros que desceram na capital do país, tão logo deixaram um C-99 Condor na Base Aérea do Galeão, eles se ajoelharam na pista ao lado de uma bandeira do Brasil. Às 8h15, uma nova leva se juntou a esta, totalizando cerca de cem pessoas. Um terceirotro grupo, com 103 religiosos de uma igreja de Niterói, na Região Metropolitana, também embarcou rumo ao Brasil na terça (10) em um voo comercial da Emirates e chegou ao Rio na tarde desta quarta (11). Alguns integrantes são da cidade do Rio.
+ “Explode coração”, canta Kayky Brito ao agradecer motorista. Veja vídeo
A advogada e farmacêutica Fernanda Martins Damasceno, que estava em Jerusalém fazendo turismo pela Terra Santa, definiu o voo de retorno da FAB como “o maior alívio que já sentiu”.“Eu passei um dia no bunker, e a minha família perdeu o contato. Ficaram desesperados e procuraram a embaixada”, disse ela ao portal G1. O bunker ficava no subsolo do hotel, onde o sinal de celular era fraco. “Eu achava que eu tinha fé, mas eu descobri que tenho mais fé do que eu imaginava”, acrescentou Fernanda.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Ela e mais 210 passageiros sairam de Tel Aviv num KC-30 (Airbus A330 200) da FAB, em voo que durou cerca de 14 horas. Até domingo (15), outros cinco voos devem sair do país para o resgate de brasileiros que estão na região, segundo o Itamaraty. O governo tem dado prioridade a famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência ou enfermos. Na madrugada desta quinta (12), outro voo da FAB vindo de Israel deve chegar ao Rio. O KC-30, que decolou às 12h30 de Tel Aviv, não fará escala. O voo também tem duração prevista de 14 horas e deve chegar à Base Aérea do Galeão às 3h.