PUC-Rio lança primeiro curso de bacharelado em sustentabilidade do Brasil
Nova graduação já consta na lista para o vestibular 2026, com inscrições abertas até segunda (8) para as primeiras vinte vagas
No terreno fértil da PUC-Rio, incrustada na Mata Atlântica, com áreas de floresta nativa em plena malha urbana e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx, começa a brotar o primeiro curso de bacharelado em sustentabilidade do Brasil. Nascida a partir de uma experiência bem-sucedida de mestrado, a graduação já consta na lista para o vestibular 2026, com inscrições abertas até segunda (8) para as primeiras vinte vagas.
+ Próxima Parada, Barra: patinetes rodaram 5 milhões de km em um ano no Rio
+ População carioca cresceu 0,01% em um ano, somando 6 730 729 habitantes
O currículo integra habilidades e atitudes essenciais para a formação desse tipo de profissional, com ênfase em competências como capacidade de pensamento futuro e liderança, a proposta é ir além da teoria e preparar o estudante para atuar de forma prática. “O que nos inspirou foi a ideia de resolver problemas como desmatamento e poluição, comuns no Rio”, conta a polonesa Agnieszka Ewa Latawiec, uma das professoras que ajudou a idealizar o curso, cuja proposta é ir além da teoria e preparar o estudante para atuar de forma prática e transformadora no mercado.
+ Censura livre: a história de Ney Matogrosso vira livro infantil
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“O Rio é um laboratório vivo maravilhoso. E pode assumir o protagonismo neste campo, de forma colaborativa e criativa, no Sul global, onde estas iniciativas só agora começam a emergir”, aposta ela. Em quatro anos, os futuros profissionais podem sair da faculdade com dupla titularidade — também em geografia — e estarão preparados para atuar como mediadores entre governos, empresas, universidades, organizações internacionais e da sociedade civil.