Quatro startups cariocas para prestar atenção no Energy Summit Global
Evento, realizado pela primeira vez no Rio, prova que a cidade e o Brasil têm a chance de capitanear discussões sobre transição energética
Realizado pela primeira vez no Rio, entre a próxima segunda (17) e a quarta (19), o Energy Summit é mais uma prova de que o Rio vem recuperando o protagonismo global como sede dos principais eventos culturais e e de negócios do mundo. Dessa vez, a cidade e o Brasil terão a chance de capitanear discussões sobre transição energética.
O principal evento de inovação e empreendedorismo em energia sustentável do planeta é organizado em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e deve reunir mais de 10000 pessoas – entre representantes de empresas, governos e universidades, além de empreendedores e investidores – na Cidade das Artes durante os três dias de programação.
+ O G20 já começou! Sede da cúpula, Rio recupera protagonismo internacional
“Teremos a oportunidade de falar sobre os 4Ds da transição energética, que são descarbonização, descentralização, digitalização e democratização, em um único ambiente, reunindo as principais referências no mercado para isso”, aponta Hudson Mendonça, CEO do Energy Summit.
O evento é dividido em cinco trilhas de conteúdos, englobando as mais avançadas discussões sobre políticas públicas e novas tecnologias que mudarão o setor de energia como conhecemos hoje e reunindo especialistas e pesquisadores para análises sobre as tendências atuais e futuras.
Entre os palestrantes confirmados estão nomes como Lars Frølund, membro do Conselho Europeu de Inovação Especialista em Deeptechs, Robert Armstrong, diretor do MIT Energy Initiative, Travis Hunter, diretor global do MIT REAP, Cheryl Martin, ex-diretora da ARPE-e e Emily Knight, presidente da aceleradora The Engine.
“É muito importante contar com nomes internacionais como estes, pois além de passar credibilidade, evidencia a importância que o Brasil tem em relação às discussões que já existem sobre inovação, tecnologia e investimento em transição energética global, além de ajudar a identificar quais deverão ser os próximos passos a serem tomados”, reforça André Miceli, CEO da MIT Technology Review Brasil.
A pedido de VEJA Rio, os organizadores do Energy Summit selecionaram as principais startups cariocas que vêm fazendo bons trabalhos na área. São empresas das quais muito se ouvirá falar nos próximos anos.
+ As mudanças no câmpus Praia Vermelha da UFRJ com a reinauguração do Canecão
Confira abaixo:
1) Polen.
Fundada em 2017 pelo ecólogo Renato Paquet, membro do Conselho de Competitividade do Sistema FIRJAN, e por Lucas Sarmento, economista e especialista em tecnologia blockchain, a empresa trabalha toda a cadeia da economia circular por meio da reciclagem, essencial para a adequada gestão de resíduos no Brasil. A startup conta com uma grande equipe e rede de parceiros com atuação em âmbito nacional.
2) Lev Bicicletas.
Criada em 2010, no Rio de Janeiro, a empresa pioneira em bicicletas elétricas oferece soluções sustentáveis e inovadoras para o transporte nas cidades.
+ Galeão registra o maior fluxo de passageiros internacionais desde 2018
3) EZ Volt.
Startup com foco em recarga de veículos elétricos, a Easy Volt Brasil (EZVolt) nasceu com a proposta de conectar as pessoas aos seus destinos de maneira sustentável e sem a emissão de gases, fornecendo soluções inovadoras. A empresa possui rede própria de eletropolos e já está presente em 14 estados do país, eletrificando frotas corporativas e implantando eletropostos em condomínios e estabelecimentos comerciais.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
4) Enermatch.
O objetivo dessa startup é promover um ‘match’ entre consumidores e os melhores gestores e soluções de energia, digitalizando, automatizando e centralizando todos os processos mais relevantes para os gestores de energia numa única plataforma SaaS (Software as a Service).
Bônus: a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai apresentar alguns projetos inovadores no evento, como o de geração de energia elétrica a partir de um esqui. A proposta de geração de eletricidade a partir da transferência da energia mecânica, assim como a de criação de seu próprio holograma, é do eMuseu do Esporte.
Além disso, a Uerj apresentará no seu estande um kit portátil de demonstração da geração de energia elétrica com painel fotovoltaico a partir da ligação de uma lambreta a uma turbina eólica, projeto do Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis da universidade.
Serviço:
Energy Summit 2024. Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca. Seg. (17) a qua. (19), 8h/19h. Ingressos a partir de R$ 900,00, pela Sympla.