Continua após publicidade

Reclamações sobre aumento da conta de água sobem mais de 500% em um ano

Crescimento no número de queixas contra companhia de água e esgoto foi registrado pelo Procon Estadual do Rio de Janeiro

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 mar 2023, 19h29 - Publicado em 14 mar 2023, 17h25
A imagem mostra uma torneira pingando água
Água: abastecimento será normalizado gradativamente, em até 72 horas, após a conclusão do serviço. (Vien Hoang/Pixabay/Reprodução)
Continua após publicidade

No último ano, as queixas de consumidores contra o aumento nas contas de água cresceram no Rio. O Procon estadual (Procon-RJ) registrou um número de reclamações contra a concessionária Águas do Rio 564% maior em comparação com o início de 2022.

+ Caso Marielle: cinco anos depois, o que ainda precisa ser esclarecido

Nos condomínios, as faturas de água chegaram a atingir quatro vezes o valor mensal. É o caso do condomínio Catete Center, cuja conta passou de R$20.000 para R$80.000 por mês. Já no Uirapuru, em Ipanema, a fatura subiu de R$2.200,00 para R$8.000,00 após a troca de hidrômetro.

“Já fizemos uma revisão completa para procurar possíveis vazamentos e não encontramos nada. Por isso, acionamos o jurídico para entrar com uma ação requerendo o ressarcimento do valor das faturas pagas em excesso e depósito judicial das próximas faturas pelo valor da média histórica”, explica o síndico Marcos Vinicius.

Compartilhe essa matéria via:

Durante a operação da Cedae, a conta era calculada a partir do conceito de economia, ou seja, era cobrado um mínimo (15m3 para residencial e 20m3 para comercial), independentemente da quantidade de consumo, apesar de utilizar apenas um hidrômetro. O valor aumentado era enviado ao condomínio por meio de uma conta única.

Continua após a publicidade

“Essa modalidade de cobrança trazia um aumento considerável nas contas, mesmo sem ter consumido todo aquele volume de água. Então, alguns síndicos entraram com uma ação contra a Cedae pedindo a troca da cobrança para consumo real, ganhando a causa e inclusive sendo ressarcido pela cobrança abusiva nos últimos 5 anos”, conta Luiz Barreto, diretor geral da Estasa, administradora que atende mais de 600 condomínios no Rio.

+ Vacina bivalente: quem pode se imunizar contra a Covid esta semana no Rio

No entanto, quando a empresa Águas do Rio assumiu a concessão, essa modalidade antiga voltou a ser cobrada. “Essa mudança na forma de calcular a cobrança inviabiliza alguns condomínios que estavam com a arrecadação ajustada para o mês anterior, pois a conta de água representa 20% das despesas”, explica Luiz Barreto. 

Procurada, a Águas do Rio afirmou que, em janeiro de 2022, o Procon registrou 3 reclamações de clientes, 60 dias após o início da concessão. Já em janeiro de 2023, foram 153 reclamações. “Para fins de comparação, no mês de Janeiro de 2023, a concessionária teve 442 mil interações com usuários, ou seja, 0,034% dos clientes buscaram o Procon após falar com a concessionária”, reforça a empresa, em nota.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Quanto à cobrança da conta de água em condomínios, a Águas do Rio diz que “realiza cobrança de tarifa mínima em conformidade com a Lei Federal 11.445/07, que regulamenta o setor de saneamento básico, e com o contrato de concessão vigente, que prevê 15m³ como mínimo residencial (independente do tipo de imóvel) e 20m³ para empreendimentos comerciais”. 

“No caso de condomínios onde não há hidrômetros individualizados, a cobrança é feita considerando que cada unidade deve pagar a tarifa mínima, como ocorre com qualquer cidadão que tenha sua casa ou comércio fora de um condomínio – como casas e comércios de rua, por exemplo”, completa a nota. A concessionária também ressalta que disponibiliza o telefone 0800 195 0 195 para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp 24h por dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.