Na cola dos faltosos: novo app da prefeitura pretende frear evasão escolar

Chamada de DiáRio, a ferramenta vai identificar os estudantes com maior número de faltas para alertar aos responsáveis

Por Da Redação
Atualizado em 28 jun 2023, 08h55 - Publicado em 27 jun 2023, 13h18
app é parte da campanha de busca ativa, realizada desde o ano passado, que já reduziu a taxa de abandono na rede municipal para sua menor média histórica, 0.86% de infrequência
DiáRio: app é parte da campanha de busca ativa que já reduziu a taxa de abandono na rede municipal para sua menor média histórica, 0.86% de infrequência. (Secretaria municipal de Educação/Divulgação)
Continua após publicidade

As escolas municipais do Rio de Janeiro vão passar a utilizar um aplicativo que rastreia e controla os alunos que não estão frequentando as aulas. O DiáRio, desenvolvido junto com a Empresa Municipal de Informatica (Iplan-Rio), estava em fase de teste desde o início de 2023 e foi lançado oficialmente nesta terça (27) pelo secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha. Através da ferramenta, as 1550 unidades de ensino da rede receberão boletins com as frequências registradas, permitindo uma rápida identificação dos alunos com maior número de faltas. As informações coletadas serão utilizadas para alertar os responsáveis pelos estudantes menos assíduos.

+ Crimes no Discord: como agiam adolescentes apreendidos pela Polícia Civil

O aplicativo é parte da campanha de busca ativa, realizada desde o ano passado pela prefeitura do Rio, que já reduziu a taxa de abandono na rede municipal para sua menor média histórica: 0,86%. Até então, as escolas dependiam de diários de papel, examinados com uma frequência bem menos imediata, para registrar a presença dos 660 mil alunos.

“O aplicativo DiáRio é um passo importante nessa direção, colocando a chamada na palma da mão e fortalecendo os esforços para manter os alunos engajados e presentes na sala de aula”, disse Ferreirinha.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Além de mais eficiente que os atuais boletins de papel, o DiáRio pode ajudar mais. Segundo a Secretaria municipal de Educação, a ferramenta poderá, com o tempo, traçar um perfil – sócio-econômico, por região (área de risco ou não), por gênero, idade – dos alunos que mais faltam, o que pode influenciar em políticas públicas que levem à solução do problema da evasão escolar.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.