Tradicional reduto de rodas de samba na Glória vira a nova praça do bairro
Espaço com palco e áreas renovadas para atividades de crianças e idosos foi batizado com o nome de Edson Cortes, músico falecido e pioneiro na região
A Praça Edson Cortes, primeira área do projeto Dias de Glória, da prefeitura, foi totalmente remodelada entre a Avenida Augusto Severo, o Largo da Glória e a Praça Paris. Tradicional reduto de rodas de samba no bairro da Glória, o espaço foi batizado em homenagem a Edson, pioneiro das rodas de samba da área e fundador do grupo Galocantô, morto em 2018.
+ Trânsito em Copacabana será bloqueado a partir das 19h30 no Réveillon
O projeto trouxe novos elementos, tendo o cuidado de manter o traçado urbanístico original e levando em conta o tombamento da região. O espaço ganhou um palco de 52 metros quadrados e uma rota acessível em todo o entorno, que incluiu a construção de três rampas.
Além disso, nove postes históricos passaram por restauro e houve a instalação de uma academia da terceira idade e equipamento de ginástica com aparelhos para quem quiser se exercitar a céu aberto.
Para as crianças, foi instalado um playground com oito brinquedos. Essa área foi cercada por um gradil, de forma a manter meninos e meninas em segurança. Na parte de paisagismo, as equipes plantaram seis árvores na área da praça e grama nos jardins.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Tivemos a preocupação de preservar o uso consagrado da praça para as rodas de samba e, ao mesmo tempo, resgatar sua vocação para área de convivência e oferecer atividades ao ar livre para todas as idades”, disse a secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco.