Um ano após restauro, portão do Parque Guinle, em Laranjeiras, é vandalizado

Manto de bronze de um dos anjos que ornam o monumento foi roubado; Secretaria de Conservação promete colocar câmeras para reforçar segurança

Por Da Redação
Atualizado em 18 jan 2022, 11h36 - Publicado em 18 jan 2022, 11h23
Detalhes do portão do Parque Guinle
Vandalismo: um ano após reforma, peça em bronze do portão do Parque Guinle é futada. (SOS Patrimônio/Facebook/Reprodução)
Continua após publicidade

Restaurado em fevereiro do ano passado, o portão do Parque Guinle, em Laranjeiras, foi vandalizado: o manto de bronze de um dos anjos que ornam o monumento foi roubado na madrugada do último dia 10. Tombado nos âmbitos federal, estadual e municipal, o portão foi encomendado por Eduardo Guinle – então proprietário do palacete da década de 1920 que dá nome ao parque, o antigo jardim da residência, que hoje é o Palácio Laranjeiras, casa oficial do governador do estado – para a fundição francesa Schwartz & Meurer, em Paris. Feito de ferro fundido e ornamentos de bronze, ele foi instalado em 1911 na entrada da propriedade da família e hoje é um símbolo do parque.

+ Roupa nova: praias do Rio ganham novas barracas após oito anos

Moradores da região denunciaram o caso nas redes sociais. Em entrevista ao Globo, a moradora Cláudia Lustosa, adotante oficial do local, contou que, enquanto passeava com seu cão, um vizinho do parque notou a atitude suspeita de um morador de rua. “Ele se aproximou para verificar, deu falta da peça e questionou o rapaz, que estava batendo com pedras no mármore. A pessoa saiu correndo”. Uma equipe do Laranjeiras Presente foi acionada e encontrou o rapaz, que teria dez passagens pela polícia. Mas ele foi solto logo após o boletim de ocorrência ser redigido.

+ IPTU 2022: pagamento on-line começa nesta segunda (17)

Fruto de uma parceria público-privada, o portão foi reformado após cinco anos de abandono. O trabalho começou em agosto de 2020 e foi executado pela empresa Concrejato, seguindo as orientações do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH). Algumas estátuas, luminárias e ornamentos também foram reestruturados ou substituídos.

Continua após a publicidade
portão do parque Guinle resaturado em 2021
Pós-restauro: em fevereiro de 2021, monumento que marca a entrada do Parque Guinle foi restaurado em parceira público-provada. (Relatos de Assaltos e violência em laranjeirasFacebook/Reprodução)

 

Em nota, a Secretaria municipal de Conservação informa que está ciente do furto da peça e que fará o levantamento do custo para a reposição. A gerente de Monumentos e Chafarizes registrou a ocorrência junto às autoridades policiais, a fim de que o caso seja investigado.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“Vamos instalar câmeras no local para reforçar a segurança – já fizemos isso em outros monumentos, como Noel Rosa, em Vila Isabel, e Carlos Drummond de Andrade, em Copacabana. O autor do furto mais recente dos óculos de Drummond foi identificado e preso graças às imagens captadas e entregues para a polícia. Zelamos pelos monumentos do Rio, mas a população precisa nos ajudar a preservar essas peças, que, além de embelezarem a cidade, fazem parte da história carioca“, disse a secretária de Conservação, Anna Laura Secco, na nota.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.