Por que será? Rio é o estado brasileiro com o maior número de casais separados
Censo 2022 do IBGE mostra que 21% dos casais fluminenses já se separaram e reflete novas formas de união
O amor até pode ser eterno enquanto dura — mas, no Rio, ele parece ter data de validade um pouco mais curta. Segundo o Censo 2022 do IBGE, o estado lidera o ranking nacional de separações, com 21% dos casais oficialmente rompidos.
O percentual supera o da Bahia (20,4%) e o de Sergipe (20,1%), confirmando o Rio como o campeão brasileiro dos términos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O levantamento indica que o fenômeno está ligado ao envelhecimento da população e à naturalização das dissoluções afetivas. Casar e se separar se tornaram atos mais comuns e menos estigmatizados. Principalmente quando pensamos que o conceito do casamento tradicional vem perdendo o protagonismo na sociedade contemporânea.
Além disso, o Rio também se destaca por registrar o maior número de uniões consensuais do Sudeste, que representam 38,5% das relações, praticamente empatadas com casamentos civis e religiosos, que são 39,6%.
+Morar Mais + INCA: festa solidária no Joá
A pesquisa revela ainda transformações na estrutura familiar. No estado, 16% dos lares são chefiados por mulheres sem cônjuge, e mais de duas milhões delas são consideradas responsáveis pelo domicílio.
Outro dado que chama atenção é a diversidade: o Rio aparece em segundo lugar no país, atrás de São Paulo, em número de casais do mesmo sexo. Aqui temos mais de 107 mil pessoas vivendo esse tipo de união.





