Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Estilo de vida: Rio Ethical Fashion faz composê com COP 30 no Museu do Amanhã

Maior fórum internacional de moda da América Latina põe em debate tecnologia, mudanças climáticas, ancestralidade e novos modelos de negócio

Por Paula Autran
3 out 2025, 06h04
yame-reis-rio-ethical-fashion
Rio Ethical Fashion: maior fórum internacional de moda sustentável da América Latina (./Divulgação)
Continua após publicidade

O futuro da indústria da moda, manchada pela fama de poluente e por casos de trabalho escravo, está na vitrine na 5ª edição do Rio Ethical Fashion, maior fórum internacional do segmento da América Latina — que, não por acaso, acontece no Museu do Amanhã, na quinta (9). “”Em ano de COP 30 em Belém, precisava ser presencial. Ainda
mais num lugar como esse, que fala do que está por vir e é uma espécie de sede da conferência no Rio”. avalia Yamê Reis (acima), idealizadora e fundadora do evento, que vinha acontecendo on-line desde a pandemia.

+ Final feliz à vista: UFRJ deixará de ser vizinha da TCA de Odete Roitman

+ Número de acidentes com patinetes e bicicletas elétricas dobra no Rio
tenis-osklen-couro-pirarucu

Couro de pirarucu: antes descartado, material virou nobre em tênis da OsklenSerão dez painéis abertos ao público, abordando temas como cadeia produtiva, inovação tecnológica, mudanças climáticas, ancestralidade e novos modelos de negócio. Entre os destaques internacionais, Daniela Ehijo, da Ecocitex, empresa chilena de referência global em economia circular com impacto social que por ano dá destino a 39 toneladas de peças descartadas, muitas delas acumuladas no Deserto do Atacama, e gera trabalho para mulheres em programas de reintegração social, formando-as no processo de triagem e reaproveitamento.

+ Ovo colorido estará em happy hour carioca no Gastronomika, em San Sebastián

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Também haverá exposição de peças como as da coleção da Natural Cotton Color, com algodão orgânico de pequenos produtores, e o protótipo de uma roupa de mergulho da Osklen feita de couro de pirarucu, que já é usado em tênis da marca. O material, antes descartado como resíduo, vem de fontes de manejo sustentável atestadas pelo Ibama  e tem certificação Cities – acordo internacional que regula o comércio de espécies selvagens.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês