Inverno deixa bancos de sangue em situação crítica. Saiba onde doar

Rio dispõe de dez endereços para doação; uma bolsa pode salvar até quatro vidas

Por Da Redação
Atualizado em 20 jun 2025, 12h09 - Publicado em 20 jun 2025, 11h59
doação de sangue
Doação de sangue: estoques caem junto com a temperatura no inverno (Reprodução/Veja Rio)
Continua após publicidade

O dia mundial do doador de sangue foi comemorado no último dia 14. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do imunologista austríaco Karl Landsteiner, responsável por descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos. A doação é uma necessidade permanente dos bancos de sangue. Especialmente, no inverno, quando os estoques caem junto com as temperaturas. 

+ Cidade mais verde! Quais parques cariocas vão passar por revitalização

“Quando começa o inverno, a população tende a sair menos de casa. Consequentemente, temos uma queda nas doações. É muito importante que haja conscientização”, disse o médico Carlos Roberto Jorge, da Fundação Pró-Sangue, ao G1.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Pessoas entre 16 e 69 anos em boas condições de saúde e que pesem mais de 50 kg estão aptas à doação. Menores precisam de autorização dos responsáveis. O processo dura, em média, duas horas, e engloba cadastro triagem clínica, verificação de sinais vitais e conversa com profissional de saúde.

Continua após a publicidade

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Confira abaixo onde é possível doar sangue no Rio de Janeiro. 

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
  • Hemorio: Rua Frei Caneca, 8, Centro, de segunda a domingo, das 7h às 18h.
  • Banco de Sangue Serum: Avenida Marechal Floriano, 99, Centro e Avenida Ayrton Senna, 2150, Barra da Tijuca, ambas abertas diariamente das 7h às 18h.
  • Núcleo de Hemoterapia Zona Sul: Rua das Laranjeiras, 374, Instituto Nacional de Cardiologia, de segunda a sexta, das 9h às 14h.
  • Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Pedro Ernesto: Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel, de segunda a sexta, das 8h às 15h. 
  • Núcleo de Hemoterapia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho: Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255 – 3º andar, Ilha do Fundão – Cidade Universitária, de segunda a sexta, das 7h30min às 13h30min.
  • Núcleo de Hemoterapia do Hospital Federal Cardoso Fontes: Avenida Menezes Cortes, 3245, Jacarepaguá, de segunda a sexta, das 8h às 12h.
  • Núcleo de Hemoterapia do Hospital Federal dos Servidores do Estado: Rua Sacadura Cabral, 178, Centro, de segunda a sexta, das 7h30min às 16h.
  • Núcleo de Hemoterapia do Instituto de Biologia do Exército: Rua Francisco Manoel, 102, Benfica, de segunda a sexta, das 7h às 11h30min.
  • Núcleo de Hemoterapia do Hospital do Câncer I: Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar, Centro, de segunda a sexta, das 7h30min às 14h30min, e aos sábados, das 8h às 12h.
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 35,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.